Discussão abordou cenário de insegurança na Avenida Carlos Gomes e definiu algumas propostas de medidas protetivas

Nesta terça-feira (08) a Federação do Comércio Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio-RO), representada pelo Diretor e Presidente da Sindilojas Antônio Ribeiro das Neves, esteve presente na reunião realizada na Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) para tratar de questões relacionadas à segurança pública no ambiente comercial dos centos comerciais, em Porto Velho.

A reunião foi convocada pelos empresários e teve como objetivo discutir formas de combater a crescente violência e o aumento de furtos e roubos nas lojas e estabelecimentos comerciais. Participaram do encontro o Diretor Executivo da Sesdec, Coronel Paulo Henrique da Silva Babosa; e o Comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, Coronel Wilton Nascimento Amorim.

Durante a reunião foram apresentadas algumas propostas de ações que serão realizadas em conjunto para reforçar a segurança dos lojistas e clientes. Entre elas está a ampliação do policiamento ostensivo nas avenidas e a instalação de câmeras de segurança com monitoramento 24h pela Central de Polícia, como um plano de ação possível de ser efetivado.

Em relação às ações estatais de segurança já em andamento, o Diretor Executivo da Sesdec, Coronel Paulo Henrique da Silva Babosa, anunciou investimento tecnológico na segurança. Tratam-se da instalação em andamento dos cercamentos eletrônicos espalhados na cidade para controlar o fluxo de veículos em locais estratégicos; e da contratação em andamento de 30 totens, equipados com 7 câmeras e botões de totens de segurança que emitem alertas de mensagens à Polícia, que farão monitoramento em pontos comerciais da capital.

Na ocasião, a Fecomércio-RO também anunciou a instituição da Câmara Empresarial de Segurança que, além de reunir a classe empresarial, envolverá todos os órgãos de segurança pública para promover soluções coletivas aos crimes praticados em centros comerciais no Estado de Rondônia.

O Diretor da Fecomércio, Antônio Ribeiro das Neves, destacou a importância da união entre a Fecomércio, comerciantes e as autoridades para combater a violência. ” O comércio é um dos principais setores da economia e é fundamental que estejamos protegidos para continuar gerando emprego e renda para o nosso Estado. É fundamental que os lojistas e as autoridades trabalhem juntos para melhorar a segurança em nossas lojas. Nós precisamos tomar medidas para evitar ações criminosas, e só conseguiremos fazer isso se trabalharmos em conjunto”, afirmou.

Os representantes dos órgãos de segurança presentes na reunião se comprometeram em apresentar um estudo para solucionar os problemas apresentados. Foi destacada a importância da colaboração entre a polícia e os empresários para garantir a segurança nos centros comerciais, bem como a necessidade de uma maior fiscalização por parte das autoridades locais.
Ao final do encontro, ficou acordado que uma nova reunião será realizada no dia 28 de março para definir as formas de implementações que visam garantir a segurança dos lojistas e clientes. Com a união entre a Fecomércio, comerciantes e as autoridades, a expectativa é que seja possível reduzir os índices de violência e garantir um ambiente de comércio mais seguro e tranquilo para todos.