O conselheiro Osmar Santana Lima, presidente do Sincopeças, sindicato filiado à Fecomércio-RO, será homenageado na próxima segunda-feira, 03.04, no plenário da Câmara de Vereadores, com o Título de Cidadão Honorário do Município de Porto Velho. A homenagem foi concedida através do Decreto Legislativo nº 546/CMPV -2023, da Mesa Diretora, oriunda do Projeto 574/2022, de autoria do vereador Macário Barros.
Cidadania honorária é um título de honraria concedida a pessoas de importância no meio sociopolítico-administrativo ou empresarial que tenham prestado serviços relevantes à cidade. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal. Mesmo que um homenageado não tenha nascido ou não resida na localidade. Osmar Santana é empresário, nascido no Paraense, mas em Porto Velho ficou residência há mais de 4 décadas.
Biografia de Osmar Santana de Lima
Natural de Itupiranga, Estado do Pará, Osmar Santana Lima, chegou a Rondônia em 1980, a convite do então governador Jorge Teixeira. Rondônia ainda era Território e estava em vias de transformação para se tornar Estado.
Jovem sonhador, com 22 anos de idade, motivado para vencer na vida, e com elevada visão empreendedora foi positivamente impactado pela alta temperatura e a pujante economia da cidade, que vivia em plena época do garimpo de ouro o Madeira.
Nasce então a Climauto/Autoclim, empresa no segmento de peças e acessórios automotivos com especialidade em Refrigeração Automotiva. A empresa foi a pioneira do ramo no Estado e, ao longo de sua trajetória motivou, formou e especializou dezenas de empresários do segmento.
Em 1983 constitui família, casou-se com Maria do Socorro Pinheiro Lima, bancária, mulher de fibra e destemida, que motivou e o incentivou a empreender. Juntos tiveram dois filhos: Vitor e Thaiana, ambos empreendedores identificados e influenciados na administração das empresas.
Osmar defende ao máximo a ideia de que o “conhecimento compartilhado é a engrenagem do desenvolvimento” e que “Não há fórmulas para o sucesso, existe confiança e dedicação”, ao se referir ao apoio e a união da família e de funcionários como influência positiva na condução da empresa Autoclim.
E assim, segue a empresa, atravessando todos os desafios e prosperidades de um estado novo e de crescimento exponencial.
Osmar fixou sua vida e sua história empresarial em Rondônia há 43 anos, contribuindo para o desenvolvimento desta capital. Sempre receptivo para conquistar e cativar amigos e clientes, ele diz que receberá a Homenagem com grande gratidão.
“Em Porto Velho construí minha empresa, e minha família. Sou grato a tudo o que tenho e o que já vivi. Receber essa homenagem do amigo Macário me enche de alegria. É um reconhecimento que dedico a Deus, a meus familiares a todos os amigos que estiveram comigo ao longo dessa caminhada”.