Fecomércio Rondônia

Conheça mais um destino turístico de Rondônia: Alto Alegre dos Parecis, a cidade das Cachoeiras!

Localizado na Zona da Mata Alto Alegre é um município que possui uma riqueza natural única em Rondônia. Muita mata preservada, dezenas de cachoeiras e, situada próxima à região do Vale do Guaporé é certamente um cartão postal do turismo do Estado de Rondônia. Os alto-alegrenses certamente tem razões de sobra, para se orgulharem de sua cidade.

O Município faz parte da chamada Rota do Café, instituída pela Lei 5.512/2022, transformando a cidade e um caminho alternativo para visitantes e turistas, e um exemplo do turismo rural por causa da cafeicultura. A beleza de seu relevo natural é oriunda da Chapada dos Parecis (que entrecorta os estados de Rondônia e Mato Grosso).

O prefeito Denair Pedro da Silva disse que está motivado para fazer da cidade um novo pólo turístico do Estado. “Sabemos das nossas potencialidades, e vamos utilizá-las em favor da nossa economia. Alto Alegre dos Parecis tem muita beleza para mostrar para Rondônia e para o Mundo”, disse o prefeito ao relatar que a cidade recebe anualmente cada vez mais turistas.

PARAÍSO TURÍSTICO
O município de Alto Alegre dos Parecis fica 538 quilômetros de Porto Velho e faz jus ao nome. A uma altitude de 405 metros é um dos mais altos do Estado. É um município essencialmente agrícola e se destaca pela produção de café, e turismo pelas suas belíssimas cachoeiras. A cidade possui atualmente, segundo o IBGE, próximo de 14 mil habitantes e a maioria deles vivendo na região rural. Para chegar a Alto Alegre dos Parecis, a RO 490 é o principal acesso. O município com 3.958,586 km² é considerado o portal de entrada para o ecoturismo de Rondônia.

CIDADE DAS CACHOEIRAS
Segundo o portal da Prefeitura de Alto Alegre dos Parecis, o município possui aproximadamente 40 cachoeiras, dessas pelo menos 35 já foram catalogadas. São cachoeiras de diversos tamanhos. algumas chegam a ter 60 metros de altura. Todas as quedas d’água estão em terrenos particulares. Um exemplo é a cachoeira localizada no sítio da família Ratunde, na Linha P.28, a 30 km, é uma das belezas naturais do município.

ROTEIRO TURÍSTICO
O igarapé que passa pelo centro urbano de Alto Alegre dos Parecis é chamado de “Sapezal”, e até agora é perene. Além disso, o município é cortado por diversos rios que pertencem à bacia do Rio Guaporé. São eles: rio Branco, rio Mequéns, rio Providência, rio Terebinto (ou Vermelho), rio Verde, rio Colorado e rio Brilhante. Os mais importantes são os rios Branco e Mequéns, não apenas pela extensão, mas também pelo potencial turístico e integra a rota da pesca esportiva definida pela Superintendência Estadual de Turismo.

Venha conhecer esse paraíso amazônico e mergulhe nas belezas naturais dessa cidade encantadora e inexplorada.

Deixe aqui seu comentário!
Shares:

Related Posts

Fecomércio Rondônia

Notícia importante para toda população! O risco de corte de 5% no orçamento do Sesc e do Senac, pode provocar o fechamento de unidades em Rondônia e causar a redução nos atendimentos à população.

Sistema S lançou o abaixo-assinado eletrônico no link https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR131846 e pede apoio da população. Com aprovação pela Câmara Federal, da MP 09/2023 (transformada no PLV 09/2023) que destina 5% dos