O vice-presidente do Conetur – Conselho Empresarial do Turismo e Hospitalidade de Rondônia, Íris Fernando de Castro, participou nesta segunda-feira, 13.02, da 1ª Feira de Hotelaria e Turismo da região Norte, em Porto Velho, que está sendo realizada pela empresa Easy Hotéis em parceria com a Superintendência de Turismo (Setur).

O evento tem a proposta de trazer um modelo de feira de hotelaria e turismo ao estado, aliado a um espaço com muitas informações por meio de debates, fóruns, apresentações e palestras sobre o mercado deste importante segmento, que deve movimentar mais de R$ 72 bilhões em 2023 no Brasil, sendo R$ 8,2 bi somente no período de Carnaval.

“A iniciativa é excelente, pois Rondônia tem vocação natural para o turismo. O Governo do Estado está de parabéns pela visão de apoiar este evento único realizado na nossa capital. O setor hoteleiro está em uma crescente no Estado e precisa se adaptar aos novos tempos do pós-pandemia. Nós, representantes do Conetur, iremos sempre apoiar também estas iniciativas de melhoria do ambiente de negócios, ao lado dos nossos parceiros e colaboradores”, disse Iris Fernando.

A escolha da capital rondoniense para a realização da feira apresenta um componente importante: a união de vontades. O Estado possui um trabalho muito forte de parceria com os municípios e com empresas para o desenvolvimento do turismo regional, a exemplo de Porto Velho que hoje possui um projeto turístico que tem servido de modelo para outros municípios.

“Porto Velho foi escolhido também por uma dívida de gratidão que tenho com essa terra. Sou paulista, mas já fui gerente de hotel aqui na capital de Rondônia. E foi aqui que percebi essa oportunidade de negócios, através da mudança de mentalidade no setor hoteleiro. Criei uma empresa e hoje ajudo a aumentar a lucratividade de hotéis, gerando emprego e renda para muita gente”, diz o CEO da Easy, André Carvalho.

Na abertura do evento, na tarde desta terça-feira, 14, no Hotel Golden, o superintendente estadual de Turismo, Gilvan Pereira, falou de seu otimismo sobre o crescimento do setor e comentou sobre a importância da parceria com o Conetur e outras entidades ligadas ao turismo. “O Turismo em Rondônia vive hoje seu melhor momento. A união dos setores público e privado é o diferencial na criação e desenvolvimento deste grande projeto turístico”, ressaltou.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Segunda-feira (13):

Orientação de carreira com a Hotel Consult, das 10h às 19h;

Abertura da feira e palestra do CEO da Easy Hotéis: “As oportunidades estão ao norte”, das 13h às 13h45; A Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD na hotelaria e no turismo, das 14h às 14h30; Cashback, pontos e programas de fidelidade na hotelaria e no turismo, das 14h45 das 15h15; A evolução de carreira na hotelaria e turismo, das 15h30 às 16h; Não é Easy: “O poder do pensamento do dono e do senso de pertencimento para o seu sucesso”, das 16h30 às 17h; O ESG na hotelaria e turismo, das 17h15 às 17h45; Fórum de turismo, das 18h às 19h.

Terça-feira (14):

Orientação de carreira com a Hotel Consult, das 10h às 19h; Fórum de tecnologia no turismo e hotelaria, das 13h30 às 14h30; Ação climática na hotelaria e turismo, das 16h30 às 17h; A tecnologia na hotelaria e turismo através dos olhos de um robô, das 17h às 17h30; Fórum de hotelaria – 18h-19h.