1º Encontro de Gestores Municipais de Turismo e reúne mais de 40 secretários e representantes de prefeituras do interior de Rondônia

A Consultora-Executiva da Fecomércio-RO, Cileide Macedo, e a coordenadora de turismo social do Sesc, Camila Canova, marcaram presença no segundo e último dia do 1º Encontro de Gestores Municipais de Turismo, realizado no auditório Rosilda Shockness, Centro Político Administrativo do Governo de Rondônia.

O tema abordado pelas duas representantes do sistema no encontro foi a “Importância do turismo para o Comércio”, destacando a criação do Conselho Empresarial do Turismo (Conetur), em 2015, onde se iniciou inúmeros projetos voltados ao desenvolvimento econômico do Estado através do turismo nos municípios.

“O Conetur teve um papel importantíssimo no crescimento do turismo em Rondônia não apenas pela criação de uma rede de parceiros públicos e privados da capital e interior do Estado, mas também na defesa de várias bandeiras como o desenvolvimento da aviação regional através da redução da tarifa do querosene de aviação e melhoria da infraestrutura aeroportuária”, disse CIleide.

A coordenadora do Turismo do Sesc, Camila Canova, também falou a importância do turismo para o comércio (e a importância do comércio para o turismo), mas através de indicadores econômicos. Na palestra, a turismóloga demonstrou a quantidade de turistas que saem e chegam diariamente à capital e ao Estado, bem como a capacidade que o setor tem de gerar emprego, e renda aos municípios que apostarem no planejamento bem elaborado e com forte atuação junto aos parceiros.

Camila também falou sobre o turismo social do Sesc e sobre os roteiros que serão realizados em 2023 nos municípios. A turismóloga foi agraciada juntamente com CIleide com um brinde ofertado pelo secretário Gilvan Pereira (um deles o mapa atualizado do turismo em Rondônia) pela parceira e contribuição ao crescimento do setor no Estado.

O encontro também teve a participação da Diretora da Federação do Comércio do Acre, Lara Costa, Presidente do Sindicato do Comercio Varejista de Produtos Farmacêuticos, que veio para conhecer o trabalho que é desenvolvido pelo sistema Fecomércio em Rondônia, através do Conetur, no setor turístico, em parceria com o Governo do Estado, prefeituras e empresários do setor de hotel, bares, restaurantes e empesas de viagem.

O secretário Gilvan Pereira, ao finalizar o encontro agradeceu a presença dos representantes municipais presentes aos dois dias de reunião. “Hoje o Turismo de Rondônia vive o seu melhor momento. Quando iniciamos esse trabalho em 2019 havia municípios que não possuíam sequer uma coordenadoria de turismo. Hoje os municípios estão abraçando essa ideia e o Estado tem conseguido avanços significativos em sua política pública de desenvolvimento turístico por causa dessa união de esforços com prefeitos, empresários e parceiros como Conetur, o Sistema Fecomércio-RO, e o Sebrae”, finalizou.