Notícias Fecomércio

REABERTURA DO COMPLEXO DA ESTRADA DE FERRO MADEIRA-MAMORÉ: RESGATANDO A NOSSA HISTÓRIA.

Desde os primórdios do surgimento de um lugar que deu origem à capital de Rondônia, a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi um marco de engenharia e coragem, que remonta ao Primeiro Ciclo da Borracha, com heróis da “ferrovia do diabo” e que desbravaram a selva para conectar os rios Madeira e Mamoré. Porto Velho nasceu sob os trilhos dessa ferrovia, crescendo com os pioneiros que enfrentaram os desafios de sua construção e do povoamento. A “dormente de ouro”, segundo os historiadores, marcou a inauguração da EFMM, em agosto de 1912, simbolizando a conexão de povos e lugares pela força e determinação de quem transformou essa saga de conquista em um marco histórico para o nosso estado e para o Brasil.

No dia 04 de maio de 2024, uma nova página dessa história ganha vida com a reabertura do novo Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, após as obras de revitalização desde 2019. Foram cinco anos de espera, mas agora a estrutura está pronta para receber visitantes de todas as idades, oferecendo uma experiência que une o passado e o presente.

O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-Instituto Fecomércio, reconhecido pelo compromisso em contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região – contando com o apoio da Confederação Nacional do Comércio, a CNC, por meio das diretrizes elencadas pelo Presidente José Roberto Tadros, e ações coordenadas pelo Presidente do Sistema Fecomércio-RO, Raniery Araujo Coelho -, é parceiro  do Complexo Madeira-Mamoré para proporcionar uma série de eventos musicais, artísticos e exposições que prometem encantar o público. Essa parceria destaca o apoio do setor empresarial do comércio à preservação e promoção da cultura local, alinhado com iniciativas que impulsionam o crescimento e a valorização do nosso patrimônio.

Neste contexto, o vigor empreendedor do Grupo Amazon Fort – gestor do novo complexo – representa a característica empreendedora dos empresários do Estado, que têm contribuído significativamente para o desenvolvimento econômico e social de Rondônia. Com a concessão pela Prefeitura para a utilização econômica do local, o Amazon Fort fechou uma parceria com o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-Instituto Fecomércio  para levar cultura, assistência, lazer e esporte a população portovelhense até o final do ano, através da promoção de atividades gratuitas para sociedade a  partir do mês de maio até dezembro de 2024. 

MUSEU

Vale ressaltar que o museu da EFMM estará aberto para visitação mediante inscrição no Sympla, oferecendo um horário de funcionamento das 10h às 18h, totalmente gratuito. Com a gestão da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho – SEMDESTUR, os visitantes terão a oportunidade de explorar a história fascinante da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, evidenciando a importância da parceria público-privada na promoção do turismo cultural.

COMPLEXO

É importante esclarecer também que o Complexo Madeira-Mamoré estará totalmente aberto ao público, com entrada gratuita, reafirmando seu compromisso com a acessibilidade e a promoção da cultura e evidenciando a importância da parceria público-privada na promoção do turismo cultural. Os portões serão abertos às 10 horas da manhã, a partir do dia 04 de maio (sábado), com o funcionamento estendido até as 22h, proporcionando aos visitantes uma experiência completa e memorável.

Deixe aqui seu comentário!
Shares:

Related Posts