CNC

Sesc Orgulho Nerd inicia programação gratuita no Rio de Janeiro

Sesc Orgulho Nerd inicia programação gratuita no Rio de Janeiro

Palestras com dubladores, arena gamer, exposições, oficinas e shows são algumas das atrações do projeto Sesc Orgulho Nerd, que vai acontecer de 16 a 26 de maio. Entrada gratuita.

Os nerds e geeks vão ocupar unidades do Sesc RJ este mês. É o Sesc Orgulho Nerd 2024, que vai oferecer, de 16 a 26 de maio, uma programação extensa, em 14 unidades no estado, para esse público aficionado por quadrinhos, animação, games e tecnologias emergentes. A entrada é gratuita. Clique aqui e acesse a programação completa.

A programação inicia nesta quinta-feira (16/5) no Sesc Madureira. As unidades de Duque de Caxias, Teresópolis, São João de Meriti, Barra Mansa, Campos, Grussaí (São João da Barra), Madureira II (Shopping dos Peixinhos), Nova Iguaçu, Niterói, Nova Friburgo, Ramos, Tijuca e Três Rios também vão receber o projeto. Veja o cronograma abaixo.

Entre os destaques da programação, está a palestra de abertura oficial do evento, no próximo sábado (18/5), às 16h, no Sesc Duque de Caixas, sobre “Dublagem e IA”, com o dublador Wirley Contaifer, famoso por ser a voz brasileira de personagens como Michelangelo (As Tartarugas Ninja) e Peter Parker (O Homem-Aranha). Ele vai falar sobre cultura geek, produção criativa e dublagem e inteligência artificial.

Outro destaque é a palestra com a dubladora Fernanda Riberio, num encontro sobre dublagem e representatividade. Fernanda é a voz por traz de personagens da Disney, como Rapunzel (Enrolados) e Merida (Valente). Em 2020, ela foi vítima de racismo por não acreditarem que ela, uma mulher negra, dublou personagens e princesas brancas. Só recentemente foi convidada a dublar uma atriz negra, a Diana (Jada Harris), na série “Lovecraft country”, da HBO. A palestra vai acontecer no próximo domingo (19/5), às 16h30, no Sesc Teresópolis, e no dia 25 de maio – Dia do Orgulho Nerd –, às 14h, no Sesc São João de Meriti.

O dublador Ronaldo Júlio vai falar sobre os desafios na dublagem na atualidade e a contribuição da inteligência artificial nesse processo, no dia 26 de maio, às 10h, no Sesc Nova Iguaçu.

Além das palestras, o público vai se divertir em arenas gamers, exposição interativas, ativações e desfiles com cosplays, oficinas de adereços nerds, apresentações musicais, feira de quadrinistas, jogos de perguntas e respostas sobre a cultura geek, workshops, karaokê, entre outros.

O Sesc Orgulho Nerd deste ano tem o tema “Caminhando pela linha do tempo: retrospectiva e futuro da cultura nerd”, em que abordará diversos aspectos relevantes que mostram como o tempo influencia e é influenciado por essa cultura. Nerds e geeks são um dos maiores impulsionadores de tecnologia, principalmente, a da cibercultura. Estima-se que esse mercado movimente mais de R$ 20 bilhões por ano no país.

Mais sobre o Projeto Sesc Orgulho Nerd
O Sesc Orgulho Nerd foi criado pela área de ACT – Arte, Ciência e Tecnologia do Sesc RJ para celebrar o Dia do Orgulho Nerd (25/5). A data foi originada na estreia de “Star Wars: Uma Nova Esperança”, em 1977, quando nerds se reuniram para celebrar a paixão por filmes, séries, quadrinhos, jogos, tecnologia e tudo o que faz parte desse universo. Desde então, nerds e geeks de todas as idades se reúnem para participar de eventos temáticos e mostrarem com orgulho seu amor pela cultura nerd.

The post Sesc Orgulho Nerd inicia programação gratuita no Rio de Janeiro first appeared on Portal do Comércio.

Deixe aqui seu comentário!
Shares:

Related Posts