Ações InstitucionaisAtena

Reunião de Diretoria revela vencedores do Prêmio Atena

[ad_1]

A reunião de Diretoria de março da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), ocorrida no Rio de Janeiro, no dia 12 de março, apresentou os campeões do Prêmio Atena, ápice do programa homônimo de capacitação e desenvolvimento sindical da entidade. O encontro também salientou ações recentes do Sistema Comércio, com ênfase na entrega da Agenda Institucional ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e a parlamentares, realizada em Brasília, no dia 6 de março. Durante o encontro, José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, ressaltou a importância de ações de fortalecimento do Sistema.

Saiba mais: CNC entrega Agenda Institucional do Sistema Comércio 2024 a vice-presidente da República e parlamentares

Os tópicos apresentados durante a reunião de Diretoria também incluíram a participação da entidade no Fórum Panrotas, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), protocolada pela CNC e pela Confederação Nacional da Indústria, contra a isenção do imposto de importação para bens de pequeno valor, destinados a pessoas físicas no Brasil, o manifesto da entidade e as ações em defesa do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Serviços (Perse).
Projetos de compliance, como o novo Código de Ética do Sistema CNC-Sesc-Senac, e de comunicação, incluindo a quarta temporada da campanha Do Tamanho do Brasil e novos conteúdos do canal CNC Play, também compuseram a pauta da reunião de Diretoria.

Marcelo Baiocchi, presidente da Fecomércio-GO, apresentou vídeo com dados do projeto Nossa Escola, do Sesc Cidadania, incluindo resultados exitosos de estudantes do ensino médio que foram aprovados nos vestibulares de universidades federais. “Hoje, temos 2.500 alunos, sendo 800 deles pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade. Tivemos 300 estudantes que realizaram provas do Enem, mais de 100 tiveram notas superiores a 900 na redação. A educação do Sesc está fazendo a diferença na vida dos filhos dos comerciários”, comemorou Baiocchi.

Edmilson Pereira, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços de Limpeza e Conservação, convidou os presentes para o Encontro Nacional das Empresas de Asseio e Conservação (Eneac 2024), que reunirá cerca de 1.000 empresários, entre os  dias 10 e 14 de abril, no Costão do Santinho, em Santa Catarina. “Teremos dias de intenso debate sobre os temas de interesse do nosso setor, que emprega cerca de 2,5 milhões de pessoas, sendo a maioria mulheres. Já temos a confirmação da presença do Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, entre outras autoridades e personalidades”, ressaltou.

Nara de Deus Vieira, diretora de Relações Institucionais da Confederação, elencou as ações de fortalecimento da entidade, com ênfase no crescimento do evento da Agenda Institucional do Sistema Comércio, com números superiores ao da primeira edição, realizada no ano passado.

Já Leandro Domingos, vice-presidente Financeiro da CNC, falou sobre a atuação dos grupos de trabalho da entidade, em parceria com as Federações, no âmbito da reforma tributária, com ênfase nas premissas elaboradas pelo corpo técnico e que serão entregues ao Executivo e ao Legislativo, em defesa dos interesses do setor do comércio de bens, serviços e turismo. “Com o apoio das assessorias tributárias e câmaras setoriais de 14 Federações e da CNC, elaboramos sugestões que serão levadas ao grupo técnico governamental responsável pela regulamentação da reforma tributária. Cada tributarista do grupo está atuando dentro da sua especialidade para o desenvolvimento dessas minutas”, comentou.

Citando a celebração dos 70 anos da Fecomércio-AM, o presidente em exercício da Federação amazonense, Aderson Frota, convidou os participantes para a solenidade no dia 15 de março, quando empresários e autoridades locais serão laureados pelo trabalho em prol do desenvolvimento do Estado, incluindo o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.

Prêmio Atena

O diretor Jurídico e Sindical da Confederação, Alain MacGregor, falou sobre a realização do Prêmio Atena, frisando a importância da iniciativa “para incentivar e reconhecer as Federações e sindicatos pelo seu empenho na melhoria contínua e no desenvolvimento sistêmico e alinhado à atuação da CNC”.

Simone Guimarães, diretora-geral executiva da entidade, apresentou os nomes das Federações, sindicatos e colaboradores premiados e lembrou que, no fim de 2024, os troféus serão entregues, em uma solenidade que gratificará os vencedores da jornada Atena de 2023 e 2024.

Confira abaixo as entidades e colaboradores premiados em cada categoria do Prêmio Atena 2023:

PRÊMIO SABEDORIA ATENA: reconhece as entidades e seus colaboradores que demonstraram compromisso e dedicação com o desenvolvimento das suas competências.

Federações por porte

Pequeno porte – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas,
Médio porte – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia
Grande porte – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia

Top sindicatos por porte

Pequeno porte

  1. Sindicato do Comércio Varejista de Teixeira de Freitas (BA)
  2. Sindicato do Comércio Varejista de Santa Luzia (MG)
  3. Sindicato do Comércio Varejista de Patrocínio (MG)
  4. Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Mato Grosso do Sul (MS)
  5. Sindicato do Comércio Varejista de Tubarão e Região (SC)

Médio Porte

  1. Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (MG)
  2. Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Colatina (ES)
  3. Sindicato dos Representantes Comerciais da Grande Florianópolis (SC)

Grande porte:

  1. Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo (SP)
  2. Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Rio Grande do Norte (RN)

Top 10 Alunos

  1. Marta Lobo (Fecomércio-BA)
  2. Flaviane Souza (Sindicov Santa Luzia/Fecomérco-MG)
  3. Anna Luiza (Fecomércio-MS)
  4. Roseane Costa (Fecomércio-AM)
  5. Erica Rodrigues (Sincomércio Teixeira de Freitas/Fecomércio-BA)
  6. Rosalva Ferreira (Fecomércio-RO)
  7. Ivete Paganini (Sincades/Fecomércio-ES)
  8. Emilaine Souza (Fecomércio-SC)
  9. Maria de Lourdes (Fecomércio-BA)
  10. Ricardo Teixeira (Sincomércio Viçosa/Fecomércio-MG)

PRÊMIO ATENA EM AÇÃO: visa valorizar as boas práticas destaques do Sistema Comércio nos seis eixos de atuação sindical (sindicatos) e em prol do desenvolvimento sindical (Federações).

Top 3 Federações vencedoras na categoria Desenvolvimento de Sindicatos

  1. Fecomércio-SC com a boa prática Central de Inteligência Sindical
  2. Fecomércio-GO com a boa prática Programa Sindicato Forte, Comércio Forte
  3. Fecomércio-RN com a boa prática Fecomércio +Relacionamento Sindical

Boas práticas vencedoras dos Sindicatos em cada eixo sindical

Eixo Relações Sindicais: Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (PR) com a boa prática Associativismo Apucarana
Eixo Relações Institucionais: Sindicato dos Proprietários de Pit-Dog em Goiânia (GO) com a Boa Prática Pit-Dog: Patrimônio Cultural e Imaterial Gastronômico de Goiás
Eixo de Representação: Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Estado do Espírito Santo (ES) com a boa prática Comitês Técnicos
Eixo de Desenvolvimento de Negócios: Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (RS) com a Boa Prática Feira Brasileira do Varejo
Eixo Comunicação Institucional: Sindicato dos Lojistas Varejistas do Comércio de Rondon do Pará, Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Dom Eliseu e Ulianópolis (PA) com a boa prática Liquida Geral Rondon
Eixo Atuação Gerencial: Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Mato Grosso do Sul (MS) com a boa prática Missão Técnica: Eventos Nacionais e Internacionais

PRÊMIO LIDERANÇA ATENA: esta premiação vai para os líderes e coordenadores Atena que mais se destacaram no Programa Atena 2023.

Vencedores por porte

Pequeno porte: Fecomércio-MS
Líder Atena: Reginaldo Henrique Soares Lima
Coordenadora Atena: Gisley Vilela

Médio porte: Fecomércio-RO
Líder Atena: Cileide de Macedo Ribeiro e
Coordenadora Atena: Rosalva Ferreira da Silva

Grande porte: Fecomércio-BA
Líder Atena: Nelson Antonio Daiha Filho
Coordenadora Atena: Cristina Maeda Martinez

The post Reunião de Diretoria revela vencedores do Prêmio Atena first appeared on Portal do Comércio.

[ad_2]

Source link

Deixe aqui seu comentário!
Shares:

Related Posts