O restaurante-escola Senac Downtown, no Rio de janeiro, recebeu a gastronomia acreana nesta terça-feira (6)

O Senac Bahia e os restaurantes-escola do Departamento Nacional do Senac realizaram, de 6 a 9 de maio, a Semana da Gastronomia Baiana, em Brasília, totalizando mais de mil atendimentos. Dentro da programação, que percorreu diferentes espaços da capital federal, o almoço no restaurante da Câmara dos Deputados foi prestigiado por 15 parlamentares baianos, que degustaram o menu de pratos típicos da Bahia, preparados pelos chefs Jacqueline Bonfim, Isaias Ferreira e Jodeilson Pinto.

Arthur Maia (União-BA), Claudio Cajado (PP-BA), Gabriel Nunes (PSD-BA), Ivoneide Caetano (PT-BA), Pastor Isidorio (Avante – BA), Joao Leão (PP – BA), Jorge Solla (PT – BA), Jose Rocha (União – BA), Joseildo Ramos (PT-BA), Lídice da Mata (PSB – BA), Marcio Marinho (Republicanos – BA), Raimundo Costa (Pode – BA), Ricardo Maia (MDB – BA), Rogéria Santos (Republicanos – BA) e Zé Neto (PT – BA) atenderam ao convite do Sistema Comércio BA, por meio do Senac.

O presidente do Sistema Fecomércio-BA, Kelsor Fernandes, ressaltou a importância de realizar um evento como este na capital federal. “A Semana da Gastronomia Baiana, em Brasília, é uma oportunidade de divulgar o trabalho de excelência do Senac Bahia entre os parlamentares. A nossa comitiva, formada por executivos da Fecomércio-BA e Senac, recebeu os deputados baianos e representantes da CNC no almoço do restaurante da Câmara”, disse

Além de proporcionar o sabor dos temperos baianos para os clientes dos restaurantes-escola, a semana também contou com uma oficina de gastronomia baiana para alunos da capital.

Já no Rio de Janeiro, com um cardápio repleto de delícias acreanas, os chefs do Senac Acre Fernanda Ferreira, Iana Wolter, Kleverson Silva e Jhonny Rocha ofereceram um menu de sabores e tradições da gastronomia acreana no Restaurante-Escola Senac Downtown Rio Janeiro, no dia 8 de maio. A Além disso, na noite, haverá uma aula-show com a chef Fernanda Ferreira que vai ensinar o preparo do Pirarucu a Casaca.

A chef e orientadora de gastronomia no Senac Acre Fernanda Ferreira explicou que esta foi oportunidade de demostrar pratos típicos da região e ingredientes saborosos, como o pirarucu. “Esse peixe é muito saboroso, temos ele como o bacalhau da Amazônia, e com essa apresentação poderemos divulgar isso”, disse a chef, que acrescentou, “vamos movimentar a culinária acreana”.

A diretora regional do Senac Acre, Débora Dantas, destacou a oportunidade de demostrar a cultura, as tradições, o artesanato e a gastronomia acreana. “Não estamos apenas movimentando a culinária acreana, mas também fortalecendo os laços culturais e tradicionais de nosso povo com tudo que estamos levando na bagagem para demostrar no Rio de Janeiro”.

A Semana de Gastronomia Regional é uma iniciativa do Departamento Nacional do Senac com o objetivo de promover a atuação da instituição nos restaurantes-escola, empresas pedagógicas criadas para que os alunos tenham a oportunidade de vivenciar o dia a dia da profissão, complementando o conhecimento adquirido em sala de aula.

The post Parlamentares prestigiam Semana da Gastronomia do Senac Bahia, em Brasília first appeared on Portal do Comércio.