CNC

Fecomércio e Governo do RS firmam parceria para Centros Humanitários de Acolhimento

O Sistema Fecomércio-RS financiará a instalação de abrigos provisórios para abrigar 3.300 pessoas em Porto Alegre e cidades da Região Metropolitana

O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-RS e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul assinaram, em 31 de maio, um termo de cooperação para a construção dos Centros Humanitários de Acolhimento, estruturas temporárias que abrigarão 3.300 pessoas desabrigadas pelas enchentes de maio.

O objetivo é fazer com que locais como escolas, universidades e ginásios, improvisados emergencialmente como abrigos, possam retomar as suas atividades originais. As estruturas, apesar de provisórias, terão capacidade para acolher a quem necessita, com dormitórios com divisórias, proteção térmica e impermeabilização.

“O Sistema sente-se honrado em dar um pouco de conforto e acolhimento para quem mais precisa neste momento. Está no nosso DNA as ações de assistência, com o Sesc Mesa Brasil atuante há mais de 20 anos no Estado e com uma participação essencial nesse período, mas sentimos a necessidade de contribuir ainda mais para a recuperação do povo gaúcho”, garante o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

O governador Eduardo Leite destaca a agilidade e a expertise da parceria com o Sistema Fecomércio-RS, além da necessidade de apoio para a retomada da economia nas áreas afetadas.

As estruturas, com capacidade para até 1.160 pessoas em Porto Alegre e região metropolitana, contarão com dormitórios, cozinha, banheiros, lavanderia, posto médico, fraldário, áreas de convivência e outros serviços. O Governo do Estado será responsável pela gestão dos espaços, enquanto o Sistema Fecomércio-RS financiará a instalação e manutenção das estruturas temporárias.

Solidariedade em ação

Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue atuando em todo o Estado

Por meio da atuação do Sesc Mesa Brasil, a entidade segue atuando na arrecadação e distribuição nos municípios atingidos em todo o Rio Grande do Sul. Desde o dia 04 de maio, foram mais de 170 toneladas de doações, entre alimentos, produtos de higiene e limpeza, vestuário, ração, roupas de cama e banho e colchões destinadas para pessoas afetadas. A estimativa é de que 8.500 pessoas tenham sido contempladas com os donativos, em 29 abrigos, incluindo o instalado no ginásio do Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre, que já atingiu sua capacidade máxima de abrigamento, para 250 pessoas. Todas as unidades Sesc e escolas Senac em operação no Estado e Sindicatos filiados à Fecomércio-RS permanecem como pontos de coleta de doações.

Há ainda a opção de contribuir via pix para mesabrasil@sesc-rs.com.br ou depósito/transferência para Banco do Brasil, agência 3418-5, conta corrente 6461-0, CNPJ 03.575.238-0001/33, em nome de Sesc Mesa Brasil 2020.

The post Fecomércio e Governo do RS firmam parceria para Centros Humanitários de Acolhimento first appeared on Portal do Comércio.

Deixe aqui seu comentário!
Shares:

Related Posts