CNC

Em Caruaru, Summit Senac 2024 debate tempo, criatividade e tecnologia

Em Caruaru, Summit Senac 2024 debate tempo, criatividade e tecnologia

O encerramento do Summit Senac Caruaru 2024 em Caruaru foi com uma palestra sem título. A responsável por essa provocação foi Phaedra Brasil, design thinker, que explicou: “fui pesquisar sobre o tema do evento e cheguei a conclusão que qualquer título que eu colocasse, eu poderia chegar com um título defasado. Falo isso por conta de um sentimento que eu tenho em relação à rapidez com que a inovação tem tomado conta de nossas vidas”, disse a palestrante.

Em quarenta minutos, ela falou sobre como o tempo, a criatividade e a tecnologia impactam não só na educação, mas na vida de todos. Em vários momentos, ela levou o público a refletir com perguntas como “Qual o tamanho de sua criatividade?”, “Em qual ponto a inteligência artificial não nos alcança?”, “Como seremos mais humanos?”. Ao apresentar caminhos para respostas para as perguntas apresentadas, ela citou a importância de valorizar o repertório de vida de cada um, o respeito à cultura do outro e destacou que “em um mundo de tantas máquinas pensantes, só nos resta sentir”, finalizou Phaedra Brasil.

Além da palestra, a programação de encerramento do Summit contou com experiências onde estudantes compartilharam o protótipo de aplicativo criado em um projeto realizado em sala de aula. Professores tiveram aula de inglês na cozinha enquanto esperavam para degustar os cookies preparados especialmente para eles. E no laboratório de estética, experiências sobre o cuidado com a pele.

O Summit também realizou uma maratona de ideias, o Ideathon, com estudantes do ensino médio. A proposta de uma plataforma para a venda de produtos que seriam descartados foi a vencedora. O grupo, formado pelos estudantes Gabriela, Graziela, Eric, Tainá e Matheus, criou a Ekomarket, plataforma onde as pessoas poderiam acessar e colocar pra vender objetos que iriam para o lixo, mas que podem ser usados por outras pessoas. A diferença de pontos para o segundo lugar foi bem apertada. A equipe apresentou a proposta de uma plataforma para ajudar o professor para utilizar novas tecnologias, a Helprof.

Experiência – O Summit foi realizado pela primeira vez em Caruaru. Segundo a gerente da unidade, Michelliny Almeida, um desafio prazeroso. “Caruaru já tinha vivenciado, em 2019, o Congresso de Educação, quando interiorizou. Depois, foi polo por dois anos do mesmo congresso. Agora essa oportunidade de receber o Summit como primeira experiência do Senac. Foi um desafio que trouxe muito prazer”, afirmou.

Para o coordenador geral do Summit, Silvio Passos, o evento conseguiu despertar a visão dos participantes. “Nosso objetivo era trazer para o centro da discussão o futurismo com educação. O mundo do trabalho se modifica a cada momento, então, não adianta a gente pensar só no agora. A gente fez gerar nas pessoas esse sentimento de imersão com experiências e acreditamos que elas vão sair daqui com uma visão diferente do que é inovação pensando em futuro”, explicou o coordenador.

Depois de Caruaru, o Summit Senac segue para o Petrolina e Serra Talhada. “A gente vivenciou a primeira experiência e vamos levar para Petrolina um evento ainda melhor. Depois para Serra e depois fazer com que esse evento faça parte do calendário institucional”, disse o diretor de Educação Profissional do Senac Pernambuco, Eliézio Silva.

The post Em Caruaru, Summit Senac 2024 debate tempo, criatividade e tecnologia first appeared on Portal do Comércio.

Deixe aqui seu comentário!
Shares:

Related Posts