Notícias Fecomércio

Título de Cidadão Honorário

O diretor da Fecomércio Rondônia e presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado de Rondônia-Sindilojas, Antônio Ribeiro das Neves foi homenageado nesta sexta-feira 19.04 com o Título de Cidadão Honorário de Porto Velho, durante sessão solene no Plenário na Câmara de Vereadores.
A autoria da homenagem é do vereador Aleks Palitot através do Projeto de Decreto Legislativo nº 600 CMPV/2024, votado e aprovado pela Câmara Municipal de Porto Velho no Decreto Legislativo nº 571/CMPV-2024, assinado pelo Presidente Márcio Pacele. Membro de uma das famílias mais tradicionais da cidade, Antônio Ribeiro, muito conhecido na cidade como “Antônio do Formigão do Povo”, contribuiu para o crescimento comércio da capital.
Estiveram presentes na cerimônia os diretores da Fecomércio, Diego Prado Aguiar e Paulo Renato Grillo, o conselheiro da Fecomércio Canisio Hartmann, as assessoras da Fecomércio Cileide Macedo e Rosalva Ferreira.

HISTÓRIA
Antônio Ribeiro das Neves, foi convidado ainda adolescente pelo seu irmão mais velho Benedito Ribeiro para vir trabalhar em Porto Velho. Os três irmãos: Benedito Ribeiro, Antônio e Francisco, saíram do Ceará na carroceria de um caminhão, com parada em Teresina/PI para embarcar no avião da FAB até Belém.
Da capital paraense, ele e os irmãos seguiram no navio Lauro até Manaus e depois de avião até Porto Velho. Era preciso chegar rápido à capital do Território Federal de Rondônia para não perder o Quiosque que já havia sido comprado e que seria o ganha-pão do grupo que aportou nas Terras de Rondon, em fevereiro de 1964.
Em Porto Velho, Antônio Ribeiro estudava e trabalhava duro no quiosque da feira (uma espécie de camelódromo da época). Com o passar do tempo, Benedito Ribeiro enviou uma carta para o pai convidando-o para que viessem com a Família para Porto Velho. Tempos de trabalho duro, mas feito com muita dignidade.
Após a chegada da Família e já estarem todos trabalhando, o então prefeito, por determinação superior, retirou todos os Quiosques da feira. Os membros da família passaram então a trabalhar como marreteiros na calçada da rua Henrique Dias, Centro, e no Cai N’agua vendendo sandálias e sapatos de borracha.
O maior incentivo da vinda para Porto Velho, foi o bom momento que o local vivia com a exploração da borracha e o garimpo de cassiterita. O empreendimento comercial familiar cresceu conforme o desenvolvimento do Território, e, em 01 de outubro de 1966 foi constituída a sociedade familiar comercial sob a razão social F.R. DE ASSIS E FILHOS, com sede Matriz na Rua do Coqueiro, nº 66, Baixa da União, e Filial na Rua Prudente de Morais, Centro. posteriormente a razão social mudou para Lojas Fortaleza Ltda.

Deixe aqui seu comentário!
Shares:

Related Posts