CulturaCuritiba

Sesc Paço da Liberdade celebra 15 anos de transformação cultural em Curitiba

[ad_1]

A unidade Sesc Paço da Liberdade – instalada em um edifício icônico da arquitetura, arte e história da capital do Paraná – celebrou 15 anos de atividades como polo cultural, no último dia 29. Desde que assumiu o prédio em 2006, o Sesc-PR foi responsável pelo seu restauro, que estava abandonado, e por uma jornada de transformação cultural, promovendo um impacto indelével no Centro de Curitiba.

A população local e regional, turistas e visitantes ganham uma extensa programação cultural que se estende até maio, com exposições, oficinas, shows, cursos nas áreas de artes visuais, artes eletrônicas e informática inclusiva, cinema, patrimônio cultural e memória, literatura e música. Também há a possibilidade da realização de visitas monitoradas ao prédio.

O objetivo da unidade do Sesc é oferecer à cidade novos formatos de produção cultural, preencher lacunas da programação local e construir um centro cultural inovador e preocupado com a formação de uma sociedade com pensamento crítico. Traçando de maneira recorrente um paralelo entre o atual e o antigo, o Sesc Paço da Liberdade propõe o uso de novas mídias e suporte tecnológico, e o diálogo entre as produções artísticas e nacionais.

Inaugurada em 1916, a construção funcionou como Câmara de Vereadores até 1955 e como Prefeitura de Curitiba até 1966

A atuação do Sesc Paço da Liberdade trouxe revitalização não apenas para o edifício, mas estimulou o desenvolvimento cultural e econômico da área central de Curitiba e de todo o seu entorno. “O entorno do palacete também estava em situação precária, prejudicando o comércio das redondezas e afastando o público. Com a inauguração do Sesc Paço da Liberdade o espaço se tornou um dos principais pontos turísticos da capital. Este é um exemplo dos compromissos do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-PR com o patrimônio cultural e material do estado, para beneficiar a população paranaense em nome de melhor qualidade de vida, aprimoramento profissional, desenvolvimento do comércio e justiça social”, enfatizou Darci Piana, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-PR e vice-governador do Paraná.

The post Sesc Paço da Liberdade celebra 15 anos de transformação cultural em Curitiba first appeared on Portal do Comércio.

[ad_2]

Source link

Deixe aqui seu comentário!
Shares:

Related Posts