InovaçãoPorto Digital

Senac-PE lança incubadora i.de.i.a.S. no Porto Digital

[ad_1]

Iniciativa é fruto do PRINTS, programa desenvolvido em parceria com a UFRPE

No dia 4 de abril,  o Senac-PE inaugura a i.de.i.a.S. A Incubadora para o Desenvolvimento de Inovação e Aceleração do Senac será lançada na quinta-feira (4), na unidade embarcada do Porto Digital, e pretende fomentar a criação e o crescimento de empresas inovadoras no setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo em Pernambuco. A iniciativa é fruto do PRINTS, o Programa de Inovação e Tecnologia do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-PE, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Uma incubadora é um espaço que apoia empreendedores e novos negócios, oferecendo suporte, orientação e estrutura para o desenvolvimento e crescimento das empresas. Esse tipo de organização visa fortalecer e preparar pequenas companhias para sobreviver no mercado, oferecendo serviços como consultoria, espaço físico, orientação legal, financeira, contábil, acesso a potenciais investidores, capacitações e contato com o mercado.

No caso da incubadora do Senac-PE, o seu grande diferencial será promover ideias e propostas apresentadas por alunos e egressos da instituição que sejam viáveis para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. A intenção é que ela seja uma expoente para o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis no Estado, contribuindo para a criação de novos negócios, para a geração de emprego e renda e para o aumento da competitividade do setor.

De acordo com Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-PE, o plano é que a i.de.i.a.S. promova a integração entre empresários, atores do ecossistema de inovação de Pernambuco e as representatividades empresariais e sindicais da Fecomércio-PE. “Queremos criar um canal permanente de projeção de negócios entre esses setores e os empreendimentos incubados, impulsionando assim o desenvolvimento de novas soluções para o Comércio. Nosso objetivo é muito mais do que simplesmente incubar empresas. Queremos criar um ambiente colaborativo e dinâmico entre a academia e o mercado”, destaca.

Segundo Peixoto, a i.de.i.a.S. irá disponibilizar toda a infraestrutura necessária para a operação dos empreendimentos incubados, incluindo área física, suporte tecnológico e apoio educacional. Também podem ser disponibilizados, a depender de cada caso, apoios financeiro e/ou técnico no registro de softwares, marcas ou patentes; assessoramento administrativo, financeiro ou jurídico; e bolsas ou ajudas de custos de acordo com as normas do Senac-PE.

“Nossa incubadora irá fortalecer os princípios do Modelo Pedagógico Senac, comprovando a excelência de sua proposta educacional por meio da aceleração de ideias e soluções nascidas das práticas vivenciadas em sala de aula”, completa Bernardo Peixoto. A seleção de empreendimentos a serem incubados na i.de.i.a.S. obedecerá a um edital específico, ainda a ser lançado, com critérios para seleção, julgamento das propostas e organização de comissão avaliativa.

O ciclo de incubação, com duração de 24 meses, com a possibilidade de extensão do período por mais 12, terá as seguintes etapas: Pré-Incubação, Ideação, Validação, Operação, Tração, Scale-Up e Graduação. As propostas apresentadas deverão seguir alguns pré-requisitos, como viabilidade técnica e econômica, seu potencial inovador e integração com a estrutura de ensino e pesquisa do Senac-PE. Além disso, devem apresentar aderência às áreas de atuação do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

The post Senac-PE lança incubadora i.de.i.a.S. no Porto Digital first appeared on Portal do Comércio.

[ad_2]

Source link

Deixe aqui seu comentário!
Shares:

Related Posts