CNC

Saiba como o ecoturismo atua no auxílio à preservação desse importante bioma

Saiba como o ecoturismo atua no auxílio à preservação desse importante bioma

A data ajuda a conscientizar a população para a conservação, recuperação e uso sustentável das riquezas naturais brasileiras

 

A Mata Atlântica é um dos mais importantes biomas terrestres e uma região rica em biodiversidade. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), estima-se que ela é abrigo de mais de 20 mil espécies de árvores e arbustos (35% das espécies existentes no Brasil), sendo 8 mil delas endêmicas à região. Suas florestas centenárias enchem os olhos e o coração de quem a visita nos vários cantos do país, já que é amplamente encontrada na costa brasileira.

Esse bioma diverso é essencial para a vida urbana, já que fornece serviços ecossistêmicos como produção, regulação e abastecimento de água; regulação e equilíbrio climáticos; proteção de encostas e atenuação de desastres; fertilidade e proteção do solo; produção de alimentos, madeira, fibras, óleos e remédios; além de, claro, ser palco para patrimônios históricos e raízes culturais.

O ecoturismo ou turismo de natureza tem sido um importante agente de preservação ambiental, promovendo a visitação responsável e sustentável nessas áreas naturais, fornecendo uma conexão direta entre as pessoas e o meio ambiente, e gerando benefícios econômicos para as comunidades locais. No dia 27 de maio, quando comemoramos o Dia Nacional da Mata Atlântica, a Agência de Notícias do Turismo chama a atenção para a contribuição valiosa da atividade turística na preservação deste importante bioma no Brasil.

Segundo pesquisa divulgada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o apoio do Ministério do Turismo, o ecoturismo tem sido responsável por 60% do faturamento do turismo. Ao permitir que os visitantes experimentem a beleza e a diversidade das florestas e de parques naturais de maneira consciente, esse segmento ajuda a sensibilizar as pessoas para a importância da preservação ambiental. Além disso, oferece uma fonte de renda alternativa para as comunidades que vivem nessas áreas, incentivando a conservação desses ecossistemas em vez de sua manipulação ou desmatamento.

COP 30 – No próximo ano, o Brasil sediará, na cidade de Belém (PA), a COP 30, um importante evento internacional que vai mobilizar representantes de todo o mundo na discussão de medidas urgentes que ajudem na preservação das riquezas naturais.

Nesse sentido, o MTur comemora o Dia Nacional da Mata Atlântica como uma oportunidade para celebrar a riqueza natural do país e destacar a importância do ecoturismo como uma ferramenta eficaz para a conservação das matas e florestas e a promoção do desenvolvimento sustentável.

Imagem: Internet

Fonte: gov.br/turismo/pt-br

The post Saiba como o ecoturismo atua no auxílio à preservação desse importante bioma first appeared on Portal do Comércio.

Deixe aqui seu comentário!
Shares:

Related Posts