Autoridades presentes na inauguração da Café-escola Senac Casa de Chá | Foto: Edgar Marra
A Praça dos Três Poderes, em Brasília, foi palco de um momento histórico, nesta quarta-feira (26), durante a inauguração do Café-Escola Senac Casa de Chá. O presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, participou da cerimônia, que contou ainda com a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-DF, José Aparecido de Oliveira, e outras lideranças do Sistema Comércio de todo o Brasil.
Tadros elogiou a atuação e o apoio prestado pelo governador para os investimentos do Sistema Comércio na capital do País. Ele destacou outras quatro obras que estão em curso, entre elas um hotel-escola e um restaurante do Senac, ambos no Setor Hoteleiro Norte; um hospital na Asa Sul; e um centro de distribuição do Senac no SIA. “Essas quatro obras são o futuro do desenvolvimento e do turismo de Brasília”, disse Tadros.
José Aparecido Freire, presidente do Sistema Fecomércio-DF | Foto: Edgar Marra
“Este é um projeto de pessoas que pensam Brasília de manhã, de tarde e de noite, como o governador Ibaneis e o presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido. Seguimos na luta para educar o nosso povo, preparar mão de obra qualificada e construir, juntos, um Brasil mais forte que ocupe o lugar de prestígio que merece”, afirmou o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O evento também reuniu diversas autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes do setor produtivo, empresários, artistas e jornalistas. Todos presenciaram o início de uma operação que movimentará os setores de turismo, eventos e educação profissional da capital.
O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, responsável pela interlocução que resultou na parceria do projeto com a Secretaria de Turismo (Setur-DF), resumiu a emoção de poder entregar à população de Brasília e aos turistas um projeto idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
“O Café-Escola Senac Casa de Chá vem para estimular o turismo cívico e arquitetônico da capital, além de oferecer um espaço moderno, aconchegante e que privilegia o saber, o produto e a cultura local”, explicou Aparecido.
Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal (MDB) | Foto: Edgar Marra
Sonho de Niemeyer
O governador Ibaneis Rocha afirmou estar muito feliz com a entrega da Casa de Chá E elogiou o Sistema Comércio. “Essa Casa de Chá representa um sonho do nosso querido arquiteto Oscar Niemeyer. Graças à parceria com o Sistema S, estamos fazendo essa entrega para a população do Brasil e do mundo que visita a nossa capital”, disse Ibaneis.
“É uma alegria indescritível. Ter a Casa de Chá como um espaço de gastronomia era um sonho de Niemeyer”, disse o diretor Vitor Corrêa na abertura do evento. “Aqui são 250 metros quadrados de pura emoção, onde sonho e originalidade se cruzam. Estou certo de que Oscar Niemeyer, um devoto do Brasil, gostaria de saber que o sonho que estamos celebrando hoje carrega também muita brasilidade nos pratos e bebidas que aqui serão servidos”, completou.
O secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, parceiro do projeto, aproveitou para anunciar o aumento do número de turistas no DF, neste ano. Segundo ele, o projeto vem no momento certo. “O Distrito Federal recebeu 24.842 turistas estrangeiros nos primeiros cinco meses deste ano. A marca é 33,4% superior às visitas registradas no mesmo período de 2023, quando 18.622 pessoas vieram em busca dos atrativos da capital”, explicou Araújo.
Vista da Praça dos Três Poderes | Foto: Edgar Marra
Brasilidades, design e arquitetura
Além de café-escola, a Casa de Chá funcionará como Centro de Atendimento ao Turista (CAT), de quarta-feira a domingo, sempre das 10h às 19h. Os turistas e frequentadores poderão experimentar receitas simbólicas, com gastronomia inspirada em ingredientes da Amazônia, da Caatinga, do Cerrado, da Mata Atlântica, dos Pampas e do Pantanal. O cardápio é assinado pelo chef brasiliense Gil Guimarães.
A Casa de Chá possui arquitetura ímpar, sendo um prédio semienterrado e com janelas ao longo de toda a sua extensão. A construção proporciona uma visão livre do horizonte, criando uma sensação de leveza e flutuação. É reconhecida como patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Em parceria com a Associação dos Designers de Produto do Distrito Federal (Adepro-DF), o espaço foi decorado com móveis desenhados por designers de Brasília e as peças carregam um conceito modernista como se tivessem sido projetadas desde o princípio para o local. Outros móveis originais da época, de grandes artistas, foram cedidos pela Aquiles Gallery. As cerâmicas utilizadas também são todas de ceramistas brasilienses, garantindo originalidade e reforçando o conceito autoral da Casa de Chá.
The post Presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac inaugura Casa de Chá na Praça dos Três Poderes first appeared on Portal do Comércio.