CNC

MTur e MPor anunciam malha aérea emergencial para o Rio Grande do Sul

MTur e MPor anunciam malha aérea emergencial para o Rio Grande do Sul

Em reunião com o governador Eduardo Leite, os ministros das duas Pastas definiram a oferta de 116 voos semanais, já a partir da próxima semana

 

A disponibilização de uma malha aérea emergencial para o Rio Grande do Sul em meio à crise climática foi o assunto de videoconferência nesta segunda-feira (13.05) entre os ministros do Turismo, Celso Sabino; de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o governador do estado, Eduardo Leite. A primeira fase da operação, prevista para ser iniciada a partir da próxima segunda-feira (20.05), envolve a utilização da Base Aérea da cidade gaúcha de Canoas e também de outros aeroportos locais, como os de Caixas do Sul, de Santo Ângelo e de Passo Fundo. No total, serão ofertados 116 voos semanais, proporcionando um total de 17 mil assentos em aeronaves.

O ministro Celso Sabino enumerou as ações que estão sendo desenvolvidas com foco na reestruturação do turismo, entre elas a liberação de R$ 100 milhões do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) para a concessão de financiamentos a empreendedores turísticos privados afetados pelas chuvas no estado. Além dos recursos, foram suspensos o prazo de pagamento pelo crédito já contratado pelo Fundo. Sabino manifestou solidariedade ao estado e destacou o empenho do Governo Federal pela superação de transtornos. “A prioridade do governo do presidente Lula é restabelecer os serviços básicos no estado. Estamos, todos os ministérios, focados nisso. Inclusive, o Ministério do Turismo se transformou já em um ponto de coleta de doações no Distrito Federal para serem enviadas ao povo gaúcho”, frisou.

Na mesma direção, o ministro Silvio Costa Filho reafirmou o apoio do Governo Federal para a superação de dificuldades pelo Rio Grande do Sul. “O senhor sabe que tem a solidariedade do governo do presidente Lula. Essa, mais do que nunca, é hora de unidade, para a gente poder ajudar o estado”, comentou Costa Filho se dirigindo ao governador Eduardo Leite, que agradeceu, por sua vez, a atenção dos ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos às necessidades do estado. “Quero pedir ao ministro Sílvio e ao ministro Sabino que sejam nossos embaixadores na defesa dessa nossa causa”, enfatizou o governador.

Nesta segunda-feira (13.05), o MTur lançou uma campanha de sensibilização incentivando a remarcação de viagens ao invés do cancelamento dos pacotes turísticos e também anunciou a elaboração de uma MP direcionada à reestruturação da infraestrutura turística gaúcha. O ministério ainda suspendeu a realização do Feirão Nacional do Turismo, previsto para o próximo fim de semana. “A nossa ideia é retomar o evento, como forma de incentivar a procura por destinos gaúchos, quando houver condições de visitação ao belo Rio Grande do Sul”, pontuou Sabino.

A videoconferência reuniu ainda o presidente da Infraero, Rogério Barzellay; o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Tiago Pereira; o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca; a presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Jurema Monteiro; o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e representantes da concessionária Fraport, entre outras autoridades do setor.

Imagem: Internet

Fonte: gov.br/turismo/pt-br

The post MTur e MPor anunciam malha aérea emergencial para o Rio Grande do Sul first appeared on Portal do Comércio.

Deixe aqui seu comentário!
Shares:

Related Posts