CNC

Ministro Celso Sabino destaca importância da sustentabilidade na abertura do Festival das Cataratas

Ministro Celso Sabino destaca importância da sustentabilidade na abertura do Festival das Cataratas

Evento em Foz do Iguaçu (PR) reúne o trade turístico de todo o Brasil e conta com parceria entre MTur e Itaipu Binacional para promoção de ações responsáveis

 

O ministro do Turismo, Celso Sabino, participou, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), do Festival das Cataratas, um dos maiores eventos do setor no Brasil. Em sua 19ª edição, a feira, com três dias de duração, reúne produtos e serviços do ramo e envolve o trade turístico de todo o país, além de nações vizinhas como Argentina e Paraguai. A solenidade de início do Festival, realizada na noite de quarta-feira (05.06), contou com a presença de várias autoridades nacionais e internacionais presentes ao encontro, que atrai 9 mil pessoas e 1,3 mil expositores.

No seu discurso, o ministro Celso Sabino destacou a importância de a abertura do evento ocorrer no Dia Mundial do Meio Ambiente. “É muito oportuno estarmos aqui justamente neste período em que o mundo pensa, vive e divulga a sustentabilidade. Não existe turismo sem sustentabilidade e nós precisamos continuar dando exemplo ao mundo”, defendeu.

Celso Sabino também enalteceu a contribuição da cidade paranaense para o desenvolvimento do turismo nacional. “Foz do Iguaçu é um local estratégico, na medida que abriga uma das maiores joias do turismo brasileiro: as Cataratas do Iguaçu, um dos nossos principais cartões-postais. Apenas no ano passado, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu 1,8 milhões de visitas”, ressaltou.

FEIRA INTERNACIONAL – O ministro do Turismo também prestigiou a Feira, que contou com um estande do MTur expondo cidades integrantes da Estratégia Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) implantada pela Pasta e que auxilia avanços em áreas como acessibilidade, inovação e mobilidade. Foz do Iguaçu é um dos municípios envolvidos.

Em parceria com Itaipu Binacional e o Programa Mais Acesso da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o MTur também promove durante o Festival ações de incentivo ao turismo responsável. O objetivo é sensibilizar o trade turístico quanto a benefícios da acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, divulgando pesquisas sobre o perfil deste público.

“O governo federal trabalha em várias frentes para promover a inclusão no país, e ampliar a acessibilidade no turismo faz parte dessa estratégia. Afinal, todos merecem conhecer os atrativos brasileiros em sua plenitude”, enfatizou Celso Sabino.

No espaço de Itaipu Binacional no evento, a parceria oferece cursos de capacitação sobre o atendimento a turistas com deficiência. Além disso, a equipe do Programa Mais Acesso da UEA vai realizar pesquisa com expositores da feira para colher informações sobre a acessibilidade nos seus destinos e as dificuldades encontradas para receber este público.

Segundo o último estudo do MTur sobre turismo acessível, 65,2% das pessoas com deficiência são influenciadas pela acessibilidade ao escolher um destino de viagem. 77% delas sempre ou quase sempre viajam acompanhadas, e 32,2% ganham mais de seis salários mínimos.

CALENDÁRIO – Eventos como o Festival das Cataratas integram o Calendário Turístico Oficial do Brasil, criado para divulgar os principais eventos do segmento no país e incentivar a escolha de destinos por viajantes. A criação do calendário foi oficializada pela Lei 14.865/2024, assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a então ministra do Turismo substituta, Ana Carla Lopes.

A ferramenta é composta de informações repassadas voluntariamente por municípios, que podem solicitar a inclusão de eventos no Calendário a qualquer momento ou acrescentá-los diretamente no sistema, mediante senha, no endereço eletrônico que vai abrigar os dados.

Imagem: Internet

Fonte: gov.br/turismo/pt-br

The post Ministro Celso Sabino destaca importância da sustentabilidade na abertura do Festival das Cataratas first appeared on Portal do Comércio.

Deixe aqui seu comentário!
Shares:

Related Posts