O Governo do Estado de Minas Gerais, em parceria com o Senac-MG, lançou o programa Minas Forma, em 20 de maio. A iniciativa oferece 8.100 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos para pessoas em situação de vulnerabilidade social, com foco nos setores de Turismo e Cultura. O projeto é um importante passo para a geração de emprego e renda em Minas Gerais. O programa contribui para a inclusão social e para o desenvolvimento econômico do estado.
Os cursos são práticos, com carga horária que varia entre 35 horas/aula e 100 horas/aula, e os estudantes regularmente matriculados serão beneficiados com o pagamento de bolsa-auxílio. Os valores variam entre R$ 210, para as turmas de 35 horas, e R$ 600 reais, para as turmas de 100 horas, quitados mediante presença regular na sala de aula.
Minas Gerais líder em turismo
O investimento em qualificação profissional é fundamental para atender à crescente demanda do setor de turismo em Minas Gerais. O estado é líder nacional em crescimento do turismo, com 31 milhões de turistas recebidos em 2023.
As inscrições podem ser feitas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) dos municípios participantes. Lideranças locais e instituições parceiras também podem encaminhar novos alunos para matrícula. A primeira fase do programa Minas Forma contempla 101 municípios mineiros. A lista completa está disponível no site do Governo de Minas Gerais.
The post Minas Forma oferece 8 mil vagas em cursos profissionalizantes first appeared on Portal do Comércio.