CNC

CMA debate projeto que exige padrões ambientais do Brasil em importações

CMA debate projeto que exige padrões ambientais do Brasil em importações

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) fará uma audiência pública nesta quarta-feira (22), às 9h, para discutir o Projeto de Lei que impede a importação de mercadorias de países com regulamentos ambientais considerados menos exigentes que os do Brasil. O PL 2.088/2023, do senador Zequinha Marinho (PL-PA), adiciona dispositivos à Lei 12.187, de 2009, que estabelece a Política Nacional sobre Mudança do Clima, tornando obrigatório o cumprimento de padrões ambientais compatíveis com os do Brasil para a importação de produtos. 

O requerimento para a audiência foi apresentado pela relatora do projeto, senadora Tereza Cristina (PP-MS), e pelos senadores Jayme Campos (União-MT) e Leila Barros (PDT-DF), que preside o colegiado. Se aprovado na CMA, o projeto seguirá para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) em decisão terminativa.

Em seu requerimento, Tereza Cristina diz que muitos países concorrentes do Brasil não seguem as mesmas exigências ambientais, resultando em disparidades nos custos de produção e reduzindo a competitividade do Brasil no mercado internacional. Ela ressaltou que a legislação brasileira impõe padrões ambientais mais rigorosos que os de outros países, como na Europa, onde os limites de preservação ambiental em propriedades rurais são significativamente menores.

O projeto restringe a importação de bens e produtos provenientes de países que não cumprem os padrões ambientais brasileiros, especialmente quanto à proteção da vegetação nativa. Segundo Zequinha, o objetivo é dar um “tratamento mais justo” entre produtos brasileiros e importados no comércio global e proteger a competitividade dos setores do agronegócio nacional. “Nesse contexto, o posicionamento do Brasil é recuperar a competitividade dos setores do agronegócio, prejudicados pela concorrência desleal de outros países, sendo necessária a atuação firme da Câmara de Comércio Exterior (Camex) para restabelecer o equilíbrio entre o comércio exterior e interno de produtos agrícolas brasileiros”, diz o senador.

A audiência, com caráter interativo, contará com a participação de Adriano Santhiago, Coordenador-Geral de Mudanças do Clima e Desenvolvimento Sustentável do Ministério da Agricultura e Pecuária; Fabrício Morais Rosa, Diretor Executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Soja; e do embaixador Fernando Meirelles de Azevedo Pimentel, diretor do Departamento de Política Comercial do Ministério das Relações Exteriores. Também foram convidados representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, do Ministério da Fazenda e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Crédito da imagem _ Internet

Fonte: Agência Senado

The post CMA debate projeto que exige padrões ambientais do Brasil em importações first appeared on Portal do Comércio.

Deixe aqui seu comentário!
Shares:

Related Posts

Post Title
CNC

Post Title

O presidente do Sistema Fecomércio-DF e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Aparecido Freire, representou o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac no evento CB