O Sistema Fecomércio-RJ e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) unirão forças para promover a acessibilidade e inclusão. A parceria, firmada através de carta de intenções, fortalecerá o Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI) Sesc Senac, inaugurado na Tijuca no dia 31 de março.
O CREI oferece formação gratuita para educadores e atendimento especializado para crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Trissomia do Cromossomo 21 (Síndrome de Down). A expectativa é atender 100 pessoas e capacitar 2 mil educadores em 2024.
Saiba mais: Centro de Referência em Educação Inclusiva Sesc Senac é inaugurado no Rio de Janeiro
A cooperação técnica prevê a produção e transferência de conhecimento acadêmico e científico. O CREI auxiliará os parceiros do MCTI na implementação de programas de inclusão.
Além disso, o Centro oferece atendimento multidisciplinar com tecnologias de última geração para estimulação sensorial. Há também salas especializadas e consultórios médicos. Para auxiliar na inclusão no mercado de trabalho, o CREI estreitará relações com empresas.
O apoio à família dos atendidos é outro pilar. O Centro oferece formação e qualificação profissional para os responsáveis.
“Essa iniciativa deve ser espalhada pelo Brasil. A educação pública de qualidade deve ser oferecida a todos, com adaptação curricular. A popularização da ciência tem um papel fundamental nesse processo”, declarou Juana Nunes, diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação do MCTI.
“A inclusão é um pilar fundamental. Acreditamos que cada indivíduo merece ser valorizado em suas singularidades. O CREI é um lugar de acolhimento, pesquisa e desenvolvimento. Estamos construindo pontes que conectam conhecimento, oportunidades e progresso”, afirmou Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Fecomércio-RJ.
The post Fecomércio-RJ e MCTI firmam parceria para inclusão first appeared on Portal do Comércio.