CNC

Arte da Palavra movimenta literatura em todo o Brasil

Circuito percorrerá 100 cidades com mais de 500 atividades e participação de 51 escritores

Maior circuito literário do País, o Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras promove este ano cerca de 500 atividades, com a participação de 51 escritores e artistas. Bate-papos, oficinas, narração de histórias e performances poéticas estão entre as atrações da programação, que se estende até dezembro e alcança mais de 100 cidades.

Em junho, o circuito reúne um grupo de autores para a celebração do Farpa – Festival Arte da Palavra, que este ano será realizado no Sesc Ver-o-Peso, em Belém (PA). O evento apresenta o panorama do que está sendo desenvolvido no projeto ao longo do ano, promovendo ainda o intercâmbio com escritores e artistas locais.

A seleção de artistas para o Arte da Palavra é realizada em curadoria coletiva, com representantes do Sesc de todas as regiões do país, o que torna o projeto um retrato da pluralidade literária do Brasil. Além de valorizar a produção nacional, o Arte da Palavra busca incentivar a prática da leitura e abrir espaço para novos autores.

A edição deste ano conta com dois autores premiados com o Jabuti: a pernambucana Cida Pedrosa, vencedora em 2020 na categoria Livro do Ano, com Solo para Vialejo; e Otávio Júnior, vencedor no mesmo ano na categoria Literatura Infantil com o livro Da Minha Janela. Escritores indígenas também são destaque no circuito, com nomes como Auritha Tabajara, Sony Ferseck e Trudruá Dorrico. O circuito oralidades registra manifestações literárias como o cordel, com o sergipano Chiquinho do Além Mar; o slam, com a poeta e compositora Sabrina Azevedo, e a contação de histórias, com Paula Yemanjá, entre outros artistas.

Sobre o Arte da Palavra

O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras é um projeto de circulação literária que percorre todas as regiões do país com o objetivo de estimular a formação de leitores e promover o intercâmbio e a divulgação de novos autores. Oferece ações que valorizam obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção. É composto por três frentes: o Circuito dos Autores, que promove encontros e bate-papos entre escritores de localidades distintas, propiciando uma troca de experiências entre os profissionais e o público; o Circuito de Oralidades, com manifestações literárias que remetem, especialmente, a narração de histórias e veiculação oral de poesia; o Circuito de Criação Literária, uma ação formativa, que por meio de oficinas possibilita a reflexão e criação nas diferentes formas e práticas de escrita.

The post Arte da Palavra movimenta literatura em todo o Brasil first appeared on Portal do Comércio.

Deixe aqui seu comentário!
Shares:

Related Posts