As tecnologias digitais estão em todos os setores da economia e cada vez mais presentes nos modelos de negócios das empresas. Entretanto, o País ainda enfrenta desafios relevantes — sendo, até pouco tempo atrás, um dos mais atrasados na agenda. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP), idealizadora de um conjunto de 11 propostas para acelerar o processo de transformação digital do Estado brasileiro, mobiliza-se para impulsionar esse debate entre os setores do Comércio e dos Serviços, além de acompanhar as iniciativas em discussão nos setores público e privado.

Na última segunda-feira (16), o Conselho de Economia Digital e Inovação (CEDI) da Entidade debateu o tema durante a reunião mensal do grupo. O encontro recebeu o presidente-executivo da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), Affonso Nina, que apresentou a proposta Brasil Digital 2030+, cujo objetivo é promover o crescimento do País pela transformação digital, por meio da governança pública, com mais sustentabilidade e inclusão social.

De acordo com o executivo, o País precisa seguir o caminho que outras nações bem-sucedidas trilharam: adotar uma estratégia estatal de longo prazo e contar com uma coordenação das iniciativas em andamento nos diversos setores da sociedade. “Estamos falando de direcionar todos os esforços para que todos os vetores fiquem alinhados. Temos ações muito boas, tanto no setor público como no privado, mas conversam pouco entre si, ou muito menos do que deveriam, para se somarem de maneira mais efetiva”, declarou.

Nessa linha, uma das sugestões da Brasil Digital 2030 é a criação de uma secretaria especial para a coordenação das iniciativas governamentais de transformação digital, inicialmente vinculada à Presidência da República – essa proposta é amplamente defendida pela Fecomércio-SP. Enquanto isso, no setor privado, já há o desenvolvimento de um Conselho de Governança & Gestão, formado por entidades representativas de diversos setores da economia.

Saiba mais: Proposta Brasil Digital 2030+ lista medidas para promover a inovação e posicionar País nas cadeias de valor globais

source

Deixe aqui seu comentário!
Shares:

Related Posts