“Desenvolvimento econômico e infraestrutura são conceitos muito próximos”, defende o subsecretário Cloves Benevides
Para o Ministério dos Transportes é essencial, dentro da sua agenda de sustentabilidade, participar de encontros como esse, que foquem na redução da pobreza e no papel indutor da infraestrutura como política de inclusão social. Seja pela geração de empregos, desenvolvimento econômico ou distribuição de renda”.
A fala acima, de Cloves Benevides, subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, resume a importância da participação da pasta no G20, que reúne representantes das maiores economias do planeta.
Um dos principais temas da quarta Reunião do Grupo de Trabalho de Infraestrutura, que ocorreu nesta segunda (30) e terça-feira (1), foi a redução da pobreza por meio de políticas de infraestrutura, garantindo que serviços essenciais sejam acessíveis às populações mais vulneráveis.
“Desenvolvimento econômico e infraestrutura são conceitos muito próximos e o debate no ambiente do G20 legitima o papel da agenda da sustentabilidade determinada pelo ministro Renan Filho”, reforça o subsecretário.
Estudos de caso ilustrativos apresentados por diferentes organizações compartilharam desafios, boas práticas e oportunidades de construção de infraestruturas com impacto social significativo.
“Para nós, da Subsecretaria de Sustentabilidade, é um momento de trocas importante: conhecer a experiência de outros países, mostrar um pouco da agenda do Brasil e construir alternativas para o desenvolvimento social e a distribuição de renda”, concluiu Benevides.
Os relatórios, elaborados por instituições como Banco Mundial, Banco Inter Americano de Desenvolvimento (BID), Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BERD), serão apresentados na próxima reunião dos Ministros de Finanças e Governadores dos Bancos Centrais (FMCBG), em Washington (EUA).
G20
Definido como o principal fórum de cooperação econômica internacional, o G20 reúne os países com as maiores economias do mundo. Os Estados-membros se encontram anualmente para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais. Representantes dos países vêm se reunindo desde o início do ano, no Rio de Janeiro.
Fonte: gov.br/transportes/pt-br
Imagem: Internet