Como parte das celebrações dos 30 anos do programa Sesc Mesa Brasil, o Serviço Social do Comércio – Sesc e a The Global Foodbanking Network (GFN) realizam o “Seminário Internacional Sistemas Alimentares: Oportunidades para Combater a Fome e o Desperdício no Brasil” no Sesc Belenzinho, em São Paulo, em 6 de agosto.

O evento reúne pesquisadores nacionais e internacionais, debatendo as problemáticas da fome e do desperdício de alimentos ainda presentes no território brasileiro e no mundo, visando a somar pensamentos e experiências para enfrentá-las e construir uma sociedade na qual o Direito Humano à Alimentação Adequada seja uma realidade.

A atividade marca a apresentação do Atlas Global de Política de Doação de Alimentos, desenvolvido pela GFN e Harvard Law School, por meio de uma parceria com o Sesc, e que detalhou as legislações e políticas públicas nessa área vigentes em 24 países, incluindo o Brasil, além de fazer recomendações para minimizar o desperdício de alimentos nesses locais. 

Programação Preliminar 

9h30 – Credenciamento e Café de Relacionamento.  

10h15 – Cerimônia de abertura 

11h – SISTEMAS ALIMENTARES: DESAFIOS E OPORTUNIDADES  

O que comemos e como produzimos os alimentos têm impactado negativamente a nossa saúde e o planeta. A conferência discute os desafios e as oportunidades na construção de sistemas alimentares justos, saudáveis, sustentáveis e resilientes no Brasil.  

Palestrantes: Sandra Chaves, Gustavo Porpino e João Campari

12h – POLÍTICA DE DOAÇÃO DE ALIMENTOS: UM CAMINHO PARA REDUZIR A PERDA E O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS E ALIVIAR A FOME   

Apresentação do Atlas Global de Políticas de Doação de Alimentos. Elaborado pela Food Law and Policy Clinic da Harvard Law School, em parceria com o The Global Foodbanking Network (GFN).

Palestrantes: Gray Norton e Carlos Portugal

13h – AÇÕES DO GOVERNO E DA SOCIEDADE CIVIL COM O PROPÓSITO DE COMBATER A FOME E O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS  

Como ações conjuntas de indivíduos, instituições da sociedade civil e governos têm contribuído para garantir comida em quantidade, qualidade, frequência e com dignidade a todos.  

Palestrantes: Lilian dos Santos Rahal, Lisa Moon e Mirela Sandrini

Mediadora: Geyze Diniz

14H15 – INTERVALO   

15h30 – SINDEMIA GLOBAL: A INTERCONEXÃO ENTRE OBESIDADE, DESNUTRIÇÃO E MUDANÇAS CLIMÁTICAS  

Diálogo sobre como a urbanização, as práticas agrícolas e os sistemas alimentares nocivos estão impulsionando desafios à saúde no século XXI, afetando tanto a humanidade quanto o planeta. Também trata da importância da abordagem conjunta para promover um mundo mais saudável e sustentável, conforme abordado no Relatório da Comissão The Lancet (2019).  

Palestrantes: Aline Martins de Carvalho e Caroline Urmeneta 

16h20 – O PAPEL DO COLHEITA URBANA E DO BANCO DE ALIMENTOS NA PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL   

A atividade aborda os bancos de alimentos no Brasil e a sua importância na reintrodução dos alimentos desperdiçados na cadeia de abastecimento, e seu papel na complementação alimentar de pessoas em situação de vulnerabilidade social, alimentar e nutricional.  

Palestrantes: Mariana Meirelles RuoccoNatália Tenuta e Teresa García Plata

Mediadora: Claudia Roseno

17h30 – ENCERRAMENTO   

18h – ATIVIDADE ARTÍSTICA  

Serviço“Seminário Internacional Sistemas Alimentares: Oportunidades para Combater a Fome e o Desperdício no Brasil”
Local: Sesc Belenzinho (Rua Padre Adelino, 1000 – Belenzinho, São Paulo – SP)
Data: 6 de agosto

source

Deixe aqui seu comentário!
Shares:

Related Posts