Marco na história da instituição centenária fundada em 1918, parceria com o Sesc-RJ levará atividades aos artistas residentes do lar e programação de cultura, educação, lazer, saúde e assistência para a comunidade da região

O Sesc-RJ e o Retiro dos Artistas assinaram na terça-feira (13/08) uma parceria que estabelece que o centro cultural do lar de Jacarepaguá abrirá ao público com programação regular, beneficiando os residentes e a comunidade da região. O Sesc Retiro dos Artistas terá como propósito preservar a memória da cultura e do entretenimento brasileiro, movimentando o espaço que recebe artistas idosos em alguma situação de vulnerabilidade social.

O documento foi assinado pelos presidentes do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, e do Retiro dos Artistas, Stepan Nercessian, em cerimônia que contou com a presença de residentes, como a ex-vedete Iris Bruzzi, o ator Ruy Rezende e o percussionista Robertinho Silva, e artistas convidados, como Zezé Mota, vice-presidente do Retiro, Nelson Freitas, Edwin Luisi, Marieta Severo e Angela Vieira.

O objetivo do Sesc-RJ é expandir seu alcance à população da Zona Oeste da cidade e proporcionar aos moradores do lar o prazer do encontro e das atividades artísticas e culturais, além de contribuir para o seu bem-estar físico e mental. Além disso, busca retribuir os residentes pelo trabalho realizado ao longo da vida no sentido de levar cultura e entretenimento para a população.

“Para nós essa parceria representa muito. Não só para o Sesc, mas para o país. Um país sem memória é um país sem história. Essas pessoas que estão aqui hoje construíram a história cultural do Brasil, e não podemos deixar de dar a elas o nosso suporte, aproveitando a oportunidade também para levar o nosso trabalho para a comunidade da região”, disse Antonio Florencio de Queiroz Junior.

A lista de atividades é extensa e ainda está em formulação, mas promete movimentar a rotina dos residentes e do público visitante. O projeto inclui apresentações de teatro e música, exibição audiovisual, biblioteca, exposição, circuito de dança de salão, atividades de estímulo cognitivo, arteterapia, escrita autobiográfica, cursos e atividades de economia criativa, unidade móvel OdontoSesc e recreação, além de doções de alimentos do programa Sesc Mesa Brasil. Também está prevista a produção de um espetáculo inédito com a coordenação do filósofo e educador Gabriel Chalita, tendo no elenco residentes do retiro e artistas convidados.

O presidente do Retiro dos Artistas comemorou a parceria, exaltando a união de forças das duas instituições em prol de um bem comum:

“É uma alegria para todos nós, porque o Retiro está chegando bem perto do que ele sempre desejou ser: um lugar de acolhimento para todos os artistas, mas também um espaço aberto ao público de uma maneira geral, aos vizinhos, aqueles que precisam do espaço. Estou muito esperançoso, muito feliz, principalmente com a seriedade e a expertise que o Sesc tem de fazer esse tipo de trabalho”, celebrou o ator Stepan Nercessian, presidente do Retiro.

Saiba mais sobre o Retiro dos Artistas

O Retiro dos Artistas foi fundado oficialmente em 13 de agosto de 1918, mas teve essa data alterada para 24 de agosto em homenagem ao ator e encenador João Caetano, falecido poucos dias depois. A data veio a ser proclamada Dia dos Artistas. A instituição atende dezenas de residentes entre atores, cantores, instrumentistas, produtores, figurinistas, maquiadores e outros profissionais em situação de vulnerabilidade e depende totalmente de doações e trabalho voluntário. O terreno, localizado em Jacarepaguá, foi doado pelo jornalista e empresário tcheco Frederico Figner, pioneiro da indústria fonográfica no Brasil, que também foi proprietário da Mansão Figner, onde funciona atualmente a unidade Arte Sesc, no bairro do Flamengo, Zona Sul do Rio.

source

Deixe aqui seu comentário!
Shares:

Related Posts