Durante a palestra “Estudar e trabalhar em Portugal: o que fazer”, ministrada no auditório da Faculdade Senac-PE, a CEO da BeBraga Consulting, Cibelli Pinheiro, discorreu sobre os processos necessários para aproveitar oportunidades no país. O evento gratuito aconteceu em parceria com a Associação Brasileira de Gestores Profissionais e de Áreas Multidisciplinares (ABRAGINFORH), sendo parte das oficinas de férias oferecidas sem custos pelo Senac e abertas ao público, que seguem até o dia 31 de julho com vasta programação.

Na ocasião, Cibelli explicou sobre as novas regras imigratórias e sobre o fim da “Manifestação de Interesse”, recurso que era muito usado por brasileiros para conseguir a autorização de residência. Ela apresentou as diversas formas de vistos para imigrar legalmente no país.

A palestrante também demonstrou um panorama de Portugal e da cidade de Braga, candidata ao título Capital Verde da União Europeia 2026, onde vive há 13 anos. O país possui 18 distritos e uma população de mais de dez milhões de pessoas, sendo mais de um milhão, estrangeiros. As nacionalidades mais representativas, por ordem de importância, são Brasil, Reino Unido, Cabo Verde e Índia.

“O que mais me deixa feliz em Portugal é a segurança. Poder andar nas ruas com o celular na mão, sem problema, sem medo, é fantástico. Além disso, a assistência à saúde, gratuita, é outra coisa muito boa. Eu e meu esposo não temos seguro saúde, aqui chamado de plano, mas temos tudo à disposição gratuitamente, porque é ofertado no país. Meu esposo já fez cirurgia pela rede pública, e os hospitais são excelentes”, destacou Cibelli.

Outro assunto abordado foi o visto de procura de trabalho, mais recente, que dá direito a ficar 4 meses legalmente no país para encontrar um trabalho, podendo ser prorrogado por mais dois.

Para participar das oficinas, basta se inscrever no link https://www6.pe.senac.br/evento/inscricao/

source

Deixe aqui seu comentário!
Shares:

Related Posts