O Senac, em parceria com a líder global em tecnologia Cisco, lançou no dia 29 de maio a 1ª Academia Fluvial da Cisco Networking Academy no mundo, na balsa-escola do Senac Amazonas. O projeto conjunto leva conectividade digital e desenvolvimento de habilidades às populações ribeirinhas.

A colaboração com a Cisco Networking Academy, um dos programas de qualificação para o trabalho mais longevos do mundo, pretende democratizar o acesso à qualificação em TI no estado. Com as instalações da balsa renovadas e conectadas, o Senac poderá levar cursos profissionalizantes de excelência para cidades mais remotas, muitas delas somente acessíveis por barco. Os cursos trazem treinamento em habilidades digitais, segurança cibernética, redes e programação, oferecendo um currículo de alta qualidade para posicionar os alunos no mercado de trabalho.

O evento de lançamento foi realizado no Centro de Embarcações do Comando Militar do Amazonas (Cecma), em Manaus (AM),  e contou com oficinas de tecnologia da informação, corte de cabelo e culinária amazônica.

A balsa-escola foi remodelada com tecnologia de conectividade Cisco para promover a inclusão digital, atendendo alunos e profissionais do Senac. Dessa forma, será possível levar conectividade de rede confiável e de alta velocidade aos municípios ribeirinhos. Ao redor da balsa, a população poderá contar com wi-fi público gratuito em um raio de até 30 metros da embarcação.

“Ao longo de mais de duas décadas de atuação, a balsa-sscola do Senac tem sido um veículo vital de educação e conhecimento para as comunidades ribeirinhas do Amazonas. Agora nossa parceria com a Cisco eleva esse projeto a um novo nível, integrando tecnologia de última geração, conectividade e formação profissional. Essa iniciativa também permite oferecer uma gama diversificada de formações profissionais em TI para pessoas que dificilmente teriam acesso a essas oportunidades sem o Senac. Estamos comprometidos em capacitar uma força de trabalho qualificada para um setor tão importante, contribuindo assim para o progresso econômico e social de nossa região”, afirma o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.

“O Senac é um parceiro estratégico do Cisco Networking Academy no Brasil e compartilhamos a missão de formar a mão de obra necessária para desenvolver o setor de tecnologia do país”, observou Gabriel Bello Barros, líder da Cisco Networking Academy no Brasil.

Grande parte dos cursos do segmento de TI ofertados provém do Programa Educação 4.0 do Senac, que integra conteúdo Cisco Networking Academy e é uma ação para posicionar a instituição face aos desafios e às oportunidades da transformação digital. Os conteúdos oferecidos aos alunos passaram por processos de reorganização, atualização e modernização, com a meta de promover formações mais aderentes às necessidades atuais do mundo do trabalho.

Parceria duradoura

O projeto da Cisco na balsa-escola do Senac faz parte do Cisco Brasil Digital e Inclusivo e do Networking Academy, programas que trabalham em conjunto para impulsionar comunidades com o uso da tecnologia e equalizar oportunidades por meio da educação em escala global.

A parceria entre Cisco Networking Academy e o Senac teve início há mais de 20 anos, com a criação da primeira academia Cisco na rede, em junho de 2000 – uma das primeiras do programa de educação e empregabilidade da Cisco no Brasil. Desde então, aproximadamente 100 mil alunos do Senac foram impactados pelos cursos da Cisco em habilidades digitais, redes, programação e cibersegurança, que é uma das áreas com maior demanda por profissionais qualificados. Atualmente, a instituição conta com 150 academias Cisco ativas, espalhadas por Departamentos Regionais do Senac em todas as regiões do Brasil.

O Senac foi a rede que mais formou alunos no último ciclo da Maratona CiberEducação Cisco Brasil, programa que faz parte da Networking Academy e oferece vagas gratuitas para formação profissional em segurança digital. Em 2023, a atuação do Senac proporcionou o reconhecimento como parceiro Premier+ por seu impacto social no mundo. Recentemente, as duas instituições firmaram um acordo de cooperação nacional e anunciaram a intenção de capacitar mais 100 mil brasileiros em tecnologia nos próximos quatro anos.

Sobre a balsa-escola

Única unidade móvel fluvial do Senac no Brasil, a balsa-escola é um projeto de democratização da educação profissional para os municípios mais distantes no Amazonas. Sua infraestrutura abriga quatro laboratórios conectados à internet e um miniauditório que atendem às demandas dos segmentos de turismo e hospitalidade, informática, saúde, beleza, gestão e comércio. Desde o ano 2000, a balsa-escola do Senac atende diversos municípios do Amazonas e já aportou nas cidades de Barcelos, Urucará, Nhamundá, Parintins, Silves, Boa Vista do Ramos, Barreirinha, Manaus, Caapiranga, Anamã, Beruri, Borba, Maués e Humaitá. Ao todo, quase 20 mil pessoas já participaram de capacitações, aperfeiçoamentos e cursos técnicos.

The post Senac e Cisco levam cursos para o interior do Amazonas first appeared on Portal do Comércio.

Deixe aqui seu comentário!
Shares:

Related Posts