Maior festival de harpas do mundo, RioHarpFestival 2024, vai acontecer, em julho, em unidades do Sesc RJ e outras espaços culturais e pontos turísticos da capital fluminense. Entrada gratuita.
O Espaço Cultural Arte Sesc, no Flamengo, Zona Sul do Rio, e o Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ), em Petrópolis, vão receber recitais do RioHarpFestival 2024, considerado o maior festival de harpas do mundo. O evento apresentará, ao todo, 35 concertos, de 1º a 31 de julho, em outros 13 espaços culturais e pontos turísticos da capital fluminense. A entrada é gratuita.
No Arte Sesc, a programação iniciará na próxima terça-feira (02/07), às 18h, com a apresentação da Orquestra Teresópolis, acompanhada da harpista sul-africana Kobie du Plessis, que já tocou como solista em grupos Alemanha, Áustria, Espanha e México. Ela é uma das dez harpistas que participaram da gravação do CD oficial do Dia Mundial da Harpa.
No dia 9 de julho, Patrice Fisher, harpista de jazz latino, apresentará o espetáculo Ecos Latinos, que privilegia músicas de Nova Orleans (EUA), Brasil e Cuba, acompanhada dos músicos Frank Comiskey, ao piano, Betsy Braud, na flauta e Carlos Valadares na percussão. A apresentação vai acontecer às 18h.
A programação do RioHarpFestival também vai subir a serra. O Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ) receberá, no dia 19 de julho, às 20h, recital da Orquestra Rio Camerata, com a participação de Alessandro Aguiar na harpa. A regência é do maestro Alexandre Rocha.
Também no dia 19 de julho, às 18h, o Arte Sesc vai receber o grupo vocal Madrigal Cruz Lopes, numa apresentação com o harpista belga Jacques Vandevelde. O coro apresenta canções que vão do clássico e a renascença até a música popular contemporânea, passando pela folclórica, sacra, espirituais, óperas e oratórios.
O grupo Lenda Céltica, formado por bardos e bardisa, vão apresentar músicas celtas tradicionais e que contam lendas dessa rica cultura, no dia 23 de julho, às 18h. O grupo é formado Bárbara Cunha (harpa, violino e voz), Victor Leite (violão e voz), Vik Marins (bodhrán e harpa) e João Pedro Barros (flautas).
A programação encerra no Arte Sesc no dia 30 de julho, às 18h, com recital do harpista norte-americano Juan Riveros, que faz parte de uma nova geração de jovens harpistas que unem uma variedade de gêneros, construindo audiências e promovendo uma nova apreciação por um instrumento com tradições antigas e diversas.
A RioHarpFestival chega a sua 19ª edição com recitais de harpistas de 20 países. Além do Arte Sesc e do Quitandinha, os recitais serão apresentados também no Centro Cultural da Justiça Federal, no CCBB, na Igreja da Candelária, no Real Gabinete Português de Leitura, na Biblioteca Nacional, Jockey Club, Palácio São Clemente, na Academia Brasileira de Letras, além de pontos turísticos e históricos do Rio de Janeiro. Saiba mais em rioharpfestival.com.br.
SERVIÇO:
RioHarpFestival 2024
2 a 30 de julho
Espaço Cultural Arte Sesc
Endereço: Rua Marquês de Abrantes, 99 – Flamengo, Rio de Janeiro
Local: Auditório (capacidade: 200 lugares)
Centro Cultural Sesc Quitandinha
Endereço: Avenida Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha, Petrópolis
Local: Café concerto (280 lugares)
Entrada gratuita | Retirada dos ingressos 1 hora antes dos espetáculos | Sujeito a lotação | Classificação livre
Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.
Política de privacidade do Sistema Fecomércio RJ

source

Deixe aqui seu comentário!
Shares:

Related Posts