Quarta-feira, 3 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)
Segunda-feira, 4 de outubro de 2021 – 17h12
da Assessoria
Nesta Terça, às 9 da manhã no gabinete da Prefeitura de Candeias do Jamari será realizado o lançamento do projeto Cidade Limpa no município de Candeias do Jamari. Promovido pela Prefeitura Candeias do Jamari, Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Governo do Estado por meio da SETUR, Banco da Amazônia e Sebrae mais uma ação do Programa SPORT FISHING RO. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento do turismo sustentável em Rondônia, com ações de responsabilidade socioambiental e educativas. O Projeto Cidade Limpa contempla 03(três) ações: Jornada Educativa, Jornada Ecológica e o Mutirão de Limpeza.
Esse programa é uma extensão do projeto SPORT FISHING RO idealizado pelas entidades que compõem o CONETUR que tem o intuito tornar Rondônia um grande polo turístico da pesca esportiva. A proposta de um turismo receptivo planejado se associa a preocupação de ter uma cidade preparada e organizada e a conscientização de toda a comunidade de que sua cidade é um polo turístico e que precisam juntos preservar o meio ambiente e manter a cidade limpa. O projeto Cidade Limpa nasceu em 2019, a primeira a receber o programa foi Jaci Paraná, a segunda agora é Candeias do Jamari. E terá a sequência com o Governo do Estado e parceiros nas cidades que têm potencial turístico de pesca no Estado.
Uma das ações do Cidade limpa é a jornada educativa, que tem o objetivo de realizar a conscientização por meio das aulas por videoconferência, grupos de WhatsApp da escola e mídias locais, envolvendo professores, alunos e toda comunidade com pautas que tratam da preservação do patrimônio natural do município. Também serão promovidas atividades educativas de forma lúdica é técnica por meio do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac RO e dos parceiros que levarão intervenções artísticas com contação de histórias, palestras sobre o turismo sustentável e exibição de curtas de animação. A Jornada Educativa contemplará 03(três) categorias para participação na redação – sobre a importância do meio ambiente para o turismo sustentável, vídeo e arte visuais – a criação a partir de resíduos recicláveis.
Na Jornada Ecológica o intuito é promover a sensibilização da comunidade escolar, empresários e a população em geral em relação a coleta seletiva, preservação do meio ambiente, turismo sustentável e do comportamento ecologicamente correto na escola, residência e na comunidade. E envolver e comprometer professores e alunos da rede pública municipal e estadual de ensino, unindo esforços com intuito de preservar o meio ambiente e conservar a escola e a cidade limpa. A Jornada Ecológica contemplará a arrecadação de 03(três) itens de materiais recicláveis, óleo de cozinha, tampinhas de plástico e lacre de latinha. Os materiais arrecadados serão doados aos catadores de Candeias do Jamari.
Poderão se inscrever somente as Escolas que compõem a rede Estadual e Municipal do Município de Candeias, Estado de Rondônia.
Já o mutirão de limpeza será uma ação em conjunto com a prefeitura onde será realizada a limpeza da cidade. Mobilizando toda a cidade. O intuito é conscientizar alunos, educadores, população, empresários quanto a limpeza da cidade e estimulando também a coleta seletiva do lixo. O programa Candeias Cidade Limpa tem um estímulo tornar a cidade modelo, tendo a preservação do meio ambiente uma das suas principais ações a fim de atrair mais turistas e alavancar a economia local.
A inscrição para a Ação “CIDADE LIMPA” será gratuita e inicia dia 11 de outubro.
Restauração ecológica e agricultura de baixo carbono são foco do 5° Módulo de Formação do projeto Terra e Mata
O 5° Módulo de Formação Continuada para Multiplicadores do projeto Terra e Mata, realizado pela Ecoporé com apoio financeiro do Fundo Socioambiental
Região Norte registra abrandamento da seca conforme a última atualização do Monitor de Secas
Na comparação entre abril e maio, em termos de severidade da seca, houve um abrandamento do fenômeno em três dos sete estados da região Norte: Amazona
FIERO teme a seca e possível crise hídrica em Rondônia
A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) tem acompanhado os níveis do rio Madeira que atingiu a marca de 4,5 metros e entrou em cota
Caerd pede à população que economize água nos próximos meses
Veja a reportagem:
2023 © – Gente de Opinião – Todos os direitos reservados
E-mails: [email protected] – [email protected]
Diretor Comercial Luiz Carlos Ferreira – Jornalista Responsavél Luka Ribeiro – DRT 665
Email Comercial: [email protected]
Hospedado por
Superhospedagens.com
última atualização das notícias de capa.