Vendas voltam a surpreender em maio, entretanto reajuste autorizado nas refinarias reforça realinhamento das expectativas de juros e inflação para 2024

Apesar dos resultados positivos dos primeiros cinco meses de 2024, o reajuste dos combustíveis deve impactar o avanço nas vendas de todo o País, conforme avaliação da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Ainda assim, a CNC revisou sua previsão de crescimento das vendas de 2,1% para 2,2% para este ano, levando em conta a alta de 1,2% em maio, registrada pela Pesquisa Mensal do Comércio e divulgada hoje (11 de julho) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O reajuste nos preços dos combustíveis certamente terá um impacto significativo, realinhando as expectativas de juros e inflação para o segundo semestre”, afirma o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros. “Mesmo assim, nossa revisão para cima do crescimento das vendas reflete também essa nova realidade econômica”, reitera Tadros.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, maio teve alta de 8,1%. Segmentos dependentes de crédito, como artigos de usos pessoal e doméstico (no qual predomina a venda de eletroeletrônicos, com variação positiva de 1,6%) e lojas de vestuário e acessórios (em que a ampliação foi de 2%), foram os mais impactados positivamente. O ramo de móveis e eletrodomésticos, apesar de uma retração de 1,2% em maio, manteve os efeitos do avanço de 2% em abril.

No acumulado do ano, as vendas no varejo registraram expansão de 5,6% em relação ao mesmo período de 2023, impulsionadas por hiper e supermercados (com avanço de 6,6%) e farmácias e drogarias (com aumento de 13,8%). Esse crescimento reflete um distanciamento positivo de 9,9% do volume de vendas observado antes da crise sanitária de 2020.

Desvalorização do Real

A desaceleração da inflação – que ficou abaixo de 4% entre março e maio –e a tendência de recuo significativo na taxa de juros ao consumidor podem ser afetadas pela desvalorização cambial e seus impactos nos preços dos combustíveis. O Real foi a quinta moeda mais desvalorizada do mundo na primeira metade de 2024 (13,4%).

Diante da defasagem dos preços de combustíveis, a Petrobras anunciou um reajuste de 7,1% nos preços da gasolina nas distribuidoras. O GLP também teve os preços majorados em 9,8%. Atualmente, a gasolina tem o maior peso no IPCA (5,1%), e o gás de botijão ocupa o 19º lugar (1,2%).

Essa desvalorização impacta as expectativas para a economia brasileira em 2024. Segundo o Relatório Focus do Banco Central, a expectativa para a taxa básica de juros no fim de 2024 subiu de 9% ao ano para 10,5%, enquanto a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 3,77% para 4,02%.

“Todos os segmentos do varejo são impactados pela taxa de câmbio, especialmente combustíveis e lubrificantes, hiper e supermercados, que, juntos, respondem por 65% do faturamento anual do comércio varejista brasileiro”, analisa o economista da CNC Fabio Bentes. “Apesar das incertezas no segundo semestre, a Confederação tem perspectiva de avanço no volume de vendas do varejo, baseado nos resultados recentes positivos do setor e da tendência macroeconômica”, avalia.

Acesse a análise completa da CNC