Treinamento é uma parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Universidade de Brasília, que coordena o Observatório das Migrações Internacionais
Profissionais de imprensa, servidores públicos, acadêmicos, pesquisadores, representantes de organismos internacionais e da sociedade civil interessados em compreender sobre dados de migração e refúgio participaram da oficina DataMigra BI, na manhã desta sexta-feira (30), no Palácio da Justiça, em Brasília.
O treinamento foi promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). O objetivo foi facilitar o acesso às bases de dados do Governo Federal organizadas pelos pesquisadores do Observatório das Migrações Internacional (Obmigra), que é coordenado pela UnB.
O coordenador-geral de Imigração Laboral da Senajus, Jonatas Pabis, destacou que a oficina ajudará a entender o que pode ser extraído de informação a partir dos dados sobre migração e refúgio. “É importante ter dados científicos para construção de uma política pública que considere a realidade dos fatos”, disse.
Para o coordenador do Obmigra, Leonardo Cavalcanti, a ferramenta também é uma forma de democratizar o acesso à informação dentro da temática de migrações e refúgio. “Estamos no século XXI, não temos que esperar o papel para ver os dados. A plataforma permite acessar de qualquer lugar do mundo e tem como vantagem ser interativa e amigável”, reforçou o pesquisador da UnB.
Oficina
Participaram da oficina mais de 350 pessoas, das quais cerca de cem acompanharam virtualmente. A íntegra pode ser assistida canal do Youtube do MJSP.
A capacitação foi ministrada pelo coordenador de Estatísticas do Obmigra e Pesquisador Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Tadeu de Oliveira, que demonstrou como navegar no Portal da Imigração e explicou as informações disponíveis na plataforma. Por meio dela, é possível visualizar, de forma dinâmica, gráficos, tabelas e mapas. Ele também ensinou como visualizar os dados do DataMigra BI, que permitem consultar registros migratórios, como emissão de vistos e entrada de pessoas no Brasil; informações sobre mercado de trabalho; solicitações e aceites de pedidos de refúgio.
DataMigra BI
Resultado dos estudos científicos de pesquisadores da UnB, a plataforma DataMigra BI é uma ferramenta que integra, por meio de acordo de cooperação entre órgãos do governo federal, informações de bancos de dados como: Coordenação-Geral de Imigração Laboral e Solicitações de Reconhecimento da Condição de Refugiado, do MJSP; Carteira de Trabalho e Previdência Social, Relação Anual de Informações Sociais e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego; e Sistema de Registro Nacional Migratório e Sistema de Tráfego Internacional, da Polícia Federal.
Fonte: gov.br/mj/pt-br
Imagem: Internet