Domingo, 7 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)
Terça-feira, 7 de setembro de 2010 – 08h47

O espetáculo está marcado para começar as 16h00 no teatro 1 do Sesc Esplanada
O festival de teatro Palco Giratório promovido pelo Sesc/RO em Porto Velho prossegue com a apresentação as 16h00 desta terça feira dia 7, da peça infantil “O Menino Maluquinho” uma adaptação do grupo “Voar Teatro de Bonecos” do Distrito Federal.
O coordenador de cultura do Sesc Fabiano Tertuliano informa que o espetáculo vai começar impreterivelmente as 16h00 e que o teatro será aberto as 15h45. “Lembro que domingo passado 5, quando da exibição da peça ‘Meninos Verdes de Cora Coralina’, o teatro 1 ficou literalmente super lotado e os que chegaram após a hora marcada, não conseguiram entrar por falta de espaço”.
Menino Maluqinho –A adaptação feita por Marco Augusto mostra um contador de história que se vê envolvido com as brincadeiras do
menino, que foge do livro deixando as páginas em branco. A partir daí, se estabelece uma relação de procura do personagem para devolvê-lo ao livro, criando o conflito imprescindível à encenação. Enquanto isso o menino interage com seus amigos e com o contador de histórias.
A grande motivação para esta montagem é a obra de Ziraldo, um dos autores Brasileiros mais lidos pelas crianças. Levar O Menino Maluquinho para o palco é reforçar a relação livro e dramaturgia, uma parceria que muito contribuiu com o teatro mundial. O estilo literário de Ziraldo aliado ao seu traço de cartunista é rico em detalhes imaginativos e estética minimalista, criando várias possibilidades de animação com bonecos permitindo compor um espetáculo de beleza e conteúdo literário, com cenas ricas em poesia visual, relacionadas com a experiência da infância onde impera o lúdico.
A história original é preservada em sua essência, rica em metáforas e simbolismo. As situações do livro são transportadas para o palco através dos bonecos e das possibilidades de encenação e exploração da caixa cênica, utilizando várias técnicas de manipulação que permitem criar cenas fantásticas e elementos mágicos.
A concepção do espetáculo busca retratar a infância no seu sentido mais amplo; o exercício de imaginação, da pureza e da simplicidade, assim como no livro, onde o autor usa ternura para narrar meninices, molecagens, brincadeiras, esperteza, curiosidade e sonhos. O Menino Maluquinho traz a identificação não somente nas crianças, mas também nos adultos.
A proposta da montagem é criar um espetáculo belo e rico em poesia com muito humor e ternura, totalmente identificado com o a proposta de Ziraldo que fala às crianças de maneira simples e direta.
 
Ficha Técnica
História original: Ziraldo
Direção e adaptação: Marco Augusto
Menino Maluquinho: Alessandra Barros
Bocão: Marco Augusto
Contador de Histórias: Lúcia Corrêa
Junin: Marco Augusto
Iluminação: Gilderlei Menezes
Trilha sonora: Wesley Barbosa
Confecção de bonecos e cenário: O grupo
Desenhos e computação gráfica: Paulo Pietro

A 94ª Feira do Livro de Lisboa ultrapassou a marca de um milhão de visitantes e contou, novamente, com o pavilhão da Rede Sem Fronteiras a receber mais de 100 escritores brasileiros e lusófonos com ampla programação cultural.
A 94ª Feira do Livro de Lisboa ultrapassou a marca de um milhão de visitantes e contou, novamente, com o pavilhão da Rede Sem Fronteiras a receber mais de 100 escritores brasileiros e lusófonos com ampla programação cultural.
Mais de um milhão de visitantes e um resultado de vendas superior ao de 2023 é o que se calcula que a Feira do Livro de Lisboa tenha alcançado este
Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)
Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira” nesta sexta-feira (05)
Nesta sexta-feira (05 de julho), as ações do Projeto Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica
Funcultural retoma projetos culturais para movimentar Porto Velho em 2024
Funcultural retoma projetos culturais para movimentar Porto Velho em 2024
A Fundação Cultural do Município (Funcultural) tem movimentado a cena cultural de Porto Velho com dois grandes projetos, o Arte no Entardecer e o Cult
Flor do Maracujá: Girassol das Três Marias é a grande campeã do maior arraial da região Norte
Flor do Maracujá: Girassol das Três Marias é a grande campeã do maior arraial da região Norte
Na noite do domingo (30), o grupo folclórico Girassol das Três Marias se consagrou como o grande campeão da edição 2024 do Arraial Flor do Maracujá.

2023 © – Gente de Opinião – Todos os direitos reservados
E-mails: [email protected][email protected]
Diretor Comercial Luiz Carlos Ferreira – Jornalista Responsavél Luka Ribeiro – DRT 665
Email Comercial: [email protected]
Hospedado por
Superhospedagens.com
última atualização das notícias de capa.

source

Deixe aqui seu comentário!
Shares:

Related Posts