26/09/2012 12h33 – Atualizado em 26/09/2012 12h33
Do G1 RO
Com o desenvolvimento da agricultura e da pecuária no estado de Rondônia, nas últimas décadas o estado foi submetido a uma intensificação do desmatamento, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Este tipo de ação, principalmente na pecuária, tem criado grandes áreas de pastagens que, com o passar dos anos, ficam abandonadas, com solos degradados e improdutivos. Por isso, um simpósio vai discutir formas de manejo sustentável destas áreas.
O ‘Simpósio Manejo Sustentável das Pastagens de Rondônia’ começa nesta quarta-feira (26), às 19h30, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Porto Velho e segue até sexta (28). A finalidade é apresentar alternativas tecnológicas para recuperação, manejo e sustentabilidade das pastagens em Rondônia. O evento é voltado para técnicos, pesquisadores, professores, estudantes de ciências agrárias e pecuaristas.
Para Cláudio Townsend, pesquisador da Embrapa, o processo de desmatamento traz consequências negativas para a região. “ A retirada da floresta, a fragilidade dos solos e a expansão da fronteira agrícola sem o devido conhecimento da vocação agroecológica da região são fatores a serem considerados na análise sobre a expansão das áreas degradadas no estado”, diz Townsend.
De acordo com o pesquisador, a recuperação ou renovação destas áreas deve ser feita visando reduzir a expansão em áreas de florestas e propiciando benefícios de ordem ambiental, econômica e social na busca pela sustentabilidade dos sistemas pastoris. “As estratégias usadas para a reabilitação da capacidade produtiva das pastagens buscam interromper o processo de degradação, combatendo as causas a ele associadas”, explica.
O evento é organizado pela Embrapa em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
Programação
Nos dias 27 e 28, a programação começa às 8h30 e termina às 17h30, com palestras ministradas por pesquisadores da Embrapa e de outras instituições. O ciclo de palestras termina na sexta (28) com o tema ‘Suplementação de pastagem com uso de silagem’.
Para ler mais notícias do G1 Rondônia clique em https://g1.globo.com/ro/rondonia. Siga também o G1 Rondônia no Twitter e por RSS.

source

Deixe aqui seu comentário!
Shares:

Related Posts