Unidade híbrida em Itaperuna oferecerá cultura, educação e formação profissional em um espaço de 7 mil metros quadrados
Itaperuna, no Noroeste do Rio de Janeiro, ganhará a primeira unidade híbrida Sesc-Senac da região. O complexo, com cerca de 7 mil metros quadrados, vai integrar serviços de assistência, cultura, educação, lazer e saúde. A estrutura incluirá piscina, quadra poliesportiva, clínica odontológica, academia e espaços multiuso para capacitação profissional.
Com previsão de conclusão em 18 meses, o projeto adota práticas sustentáveis, como painéis solares e sistemas de captação de água da chuva. A unidade também promoverá coleta seletiva e reciclagem, contribuindo para o desenvolvimento social e ambiental da região.
Estudos recomendam a expansão ao Noroeste
Com 103 mil habitantes, Itaperuna fica distante cerca de 100 quilômetros da unidade mais próxima do Sesc, a de Campos dos Goytacazes, no Norte do estado. Estudos feitos pela instituição apontaram a necessidade da expansão para o Noroeste – uma região com população estimada em 320 mil pessoas.
Uma pesquisa feita com moradores mostrou que 91% dos entrevistados teriam interesse em frequentar uma unidade do Sesc, caso fosse instalada em Itaperuna. Em termos de geografia urbana, a cidade é o que se chama de “centróide”, sendo o núcleo econômico e social de uma região que engloba municípios como Bom Jesus do Itabapoana, Santo Antônio de Pádua, Itaocara, Miracema, Porciúncula, Italva, entre outros. Ao criar uma unidade em Itaperuna, Sesc e Senac RJ têm expectativa de elevar os indicadores sociais e econômicos do município e do entorno.