A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), através do Instituto Fecomércio-PE, promoveu a conclusão de mais um curso do Programa de Formação Empreendedora (Forme).

A edição ocorreu em parceria com o Instituto do Shopping Guararapes, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, nesta segunda-feira (15),

A turma, em especial, contou com um público totalmente feminino, ao todo foram 21 concluintes. As estudantes foram divididas em oito grupos, nos quais desenvolveram projetos voltados para o segmento da beleza, alimentício, artesanal e de serviços gráficos.

“Acho que elas vão desempenhar um bom trabalho. Nessa tivemos desde o início 21 mulheres. Todas com muito potencial. Foi bastante impactante, porque vimos desenvolver a vida delas. E hoje, eu tenho certeza que elas vão sair daqui já pensando em legalizar a empresa delas”, apontou a consultora Ana Lira, que ministrou o Forme para a turma.

Além de apresentar as empresas, elas detalharam um plano de negócios, contendo público-alvo, investimento, margem de erros e lucro.

“Achei muito importante o que foi transmitido no Forme, principalmente a questão econômica, porque pensamos que iniciar um comércio é só ali, você vai fazer sua arte e você vai vender. E não é só isso, tem toda a questão da administração, da economia, de saber quanto custa, quanto que é a mão de obra. Então, para mim, eu acho que foi essencial”, disse Ana Caroline, participante do curso.

Rosely Oliveira, Analista Administrativa do Instituto Fecomércio, participou do evento e destacou a importância de continuar buscando melhorias para os empreendimentos e profissionalização.

“Não acaba por aqui, ela tem que seguir em frente, não podem recuar. Eu fiquei encantada com o que construíram aqui, que não devem deixar os projetos guardados”, afirmou.

A formação também contou com apoio do Sebrae.

Conheça o Forme

O Programa de Formação Empreendedora tem como objetivo qualificar empreendedores informais e microempreendedores formais, buscando desenvolver competências relacionadas às atitudes empreendedoras, para ampliar a visão de oportunidades de negócios.