Com presença de líderes e especialistas, evento busca impulsionar o varejo mineiro e valorizar empresários locais
A segunda edição do Inova Varejo, promovido pelo Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-MH e sindicatos empresariais, ocorreu em 4 de outubro, no Minascentro, em Belo Horizonte. Comemorando o Dia Nacional das Micro e Pequenas Empresas, celebrado no dia 5, o evento reuniu mais de 2 mil participantes, incluindo grandes nomes do varejo e especialistas em inovação.
Durante a abertura, o presidente do Sistema Fecomércio-MG, Nadim Donato, destacou a importância do evento para conectar líderes empresariais e apresentar as últimas tendências do mercado. “O varejo em Minas tem crescido, com a redução do desemprego e um aumento na produção. Em 2024, esperamos uma recuperação real em relação à pandemia, com um crescimento entre 5% e 7%”, afirmou Donato.
O evento contou com palestras relevantes, incluindo a participação do ex-ministro Paulo Guedes e do economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Fabio Bentes, que discutiram as perspectivas econômicas do Brasil e a necessidade de inovação no varejo. Guedes alertou para a importância de evitar conflitos internacionais, enquanto Bentes enfatizou a defesa de uma tributação justa para o setor de serviços.
Além disso, a cerimônia homenageou 17 empresários por suas contribuições significativas ao setor varejista, incluindo a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Comercial de Minas Gerais ao presidente da rede Supermercados BH, Pedro Lourenço de Oliveira. O Prêmio Mercúrio é um reconhecimento pelo desempenho de empresários do comércio de Minas Gerais, em uma solenidade exclusiva para convidados, que celebra o desenvolvimento do setor de bens, serviços e turismo de Minas Gerais.
Também compuseram a agenda do Inova Varejo uma apresentação de Mario Sergio Cortella sobre liderança e desenvolvimento humano; um painel dedicado aos desafios do empreendedorismo feminino, com Astrid Fontenelle, Gabriela Prioli e Giovanna Antonelli, entre outras atrações.
O evento se consolidou como um marco no calendário do varejo mineiro, promovendo discussões relevantes e homenageando aqueles que impulsionam o desenvolvimento econômico do estado.