CNC

Fenacon lança Agenda Legislativa do Sistema Contábil Brasileiro em Brasília

Fenacon lança Agenda Legislativa do Sistema Contábil Brasileiro em Brasília

Iniciativa da Fenacon, CFC e Ibracon valoriza a colaboração das entidades com o Poder Legislativo

Nesta quarta-feira (15/05), a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon), o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon) lançaram a Agenda Legislativa do Sistema Contábil Brasileiro, durante evento realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados em Brasília. Acesse aqui a Agenda Legislativa completa.

Participaram do lançamento parlamentares – especialmente membros da Frente Parlamentar Mista da Contabilidade Brasileira – e outras autoridades, além de dirigentes das entidades promotoras da iniciativa e profissionais da classe contábil.

A Agenda Legislativa do Sistema Contábil Brasileiro é um importante instrumento que visa promover o diálogo entre os profissionais da área e o Poder Legislativo, com o intuito de propor e acompanhar a elaboração de normas e leis que impactam diretamente o setor. Seu lançamento representa um marco para a classe contábil, consolidando o compromisso das entidades envolvidas com o aprimoramento e o fortalecimento do ambiente regulatório contábil no Brasil.

Presente no lançamento, o presidente da Frente Parlamentar Mista da Contabilidade Brasileira, deputado federal Júlio César (PSD-PI), disse que a contabilidade é mais do que números e balanços, é uma profissão que toca a vida de milhões de pessoas no Brasil. Segundo ele, a Agenda Legislativa traz propostas que foram cuidadosamente escolhidas, pensando não só em fortalecer a profissão, mas em fazer dela uma aliada ainda mais eficaz para o desenvolvimento sustentável do País.

O presidente da Fenacon, Daniel Mesquita Coêlho, destacou o papel das entidades do setor: “Estamos de portas abertas para ajudar as equipes técnicas dos parlamentares e ajudar a sociedade empresarial a crescer, buscando a redução da carga tributária e da burocracia”.

O presidente do Ibracon, Sebastian Soares, ressaltou o quanto as entidades envolvidas na iniciativa valorizam profundamente a colaboração contínua com o Poder Legislativo. “Acreditamos que seja essencial garantir que as novas regulamentações sejam eficazes e justas, proporcionando um equilíbrio que proteja o mercado e a sociedade como um todo“.

Para o presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, a Agenda Legislativa representa o anseio de ver a profissão contábil cada vez mais valorizada e bem representada na sociedade. “Não existe profissão mais capaz de assessorar na implantação da governança corporativa do que a profissão contábil”.

Repercussão entre os parlamentares

O deputado federal Izalci Lucas Ferreira (PSDB-DF) disse que a contabilidade privada brasileira é reconhecida mundialmente. “No entanto, precisamos ser mais ativos e propor mais. Tenho certeza de que a Frente Parlamentar poderá colaborar muito com o País, porque os contadores têm competência para ajudar o Brasil a se desenvolver e ser transparente.”

Já o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) enfatizou: “A Agenda Legislativa fortalece a categoria e prestigia os profissionais que atuam com certificação, transparência e boa prestação de contas.”

The post Fenacon lança Agenda Legislativa do Sistema Contábil Brasileiro em Brasília first appeared on Portal do Comércio.

Deixe aqui seu comentário!
Shares:

Related Posts