A orla da Zona Sul do Rio de Janeiro, entre o Leme e o Leblon, receberá mais de 150 câmeras de segurança em uma iniciativa da Fecomércio-RJ e empresários do setor turístico. As câmeras, instaladas em bares, restaurantes e hotéis, auxiliarão o policiamento ostensivo e a investigação de crimes. O termo de cooperação foi assinado no Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur Fecomércio RJ), que reúne poder público e representantes do trade turístico.
O mapeamento das áreas de instalação conta com a colaboração de entidades como a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ) e o Sindicato de Restaurantes e Bares (SindRio). O presidente da Fecomércio-RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, destacou a importância do projeto para aumentar a agilidade das ações policiais, garantindo a manutenção dos equipamentos e apoio aos centros de monitoramento.
As imagens serão transmitidas para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e dois novos Centros de Monitoramento nos batalhões de Copacabana e Leblon, permitindo à polícia vigilância em tempo real. O sistema de inteligência artificial fará o reconhecimento facial e de placas de veículos, identificando criminosos e veículos roubados. A expectativa é de que a presença das câmeras iniba crimes e melhore a segurança para turistas e moradores.
Saiba mais: Fecomércio-RJ e empresários do turismo se unem para ampliar a segurança na orla