Rádio Taquara FM 105.9
Notícias de Taquara, Parobé, Igrejinha, Riozinho, Rolante e Três Coroas
Em 2021, segundo estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), cerca de 15% dos jovens de 15 a 29 anos, o equivalente a 7,6 milhões de brasileiros, eram “nem-nem-nem” (não frequentavam escola formal, não trabalhavam e não estavam procurando emprego).
O Dieese excluiu da conta os jovens que não estavam estudando nem trabalhando, mas procuravam emprego, senão a conta seria ainda maior: cerca de 12,7 milhões de brasileiros (26% do total de jovens entre 15 e 29 anos). 
Com esses dados alarmantes, surge a importância do Jovem Aprendiz para o mundo profissional, já que, conforme Lei da Aprendizagem n° 10.097/2000, a faixa que abrange os aprendizes é de 14 a 24 anos.
De acordo com essa lei, todas as empresas de médio e grande porte devem contratar um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções exijam formação profissional. Entretanto, muito mais que uma lei, o Programa Jovem Aprendiz serve de porta de entrada para muitos estudantes para o mercado de trabalho.
O docente e supervisor de Aprendizagem do Senac Taquara, Roger Nunes Fagan, revela que escuta muitas pessoas reclamando que não possuem emprego e nem trabalho (há diferença, segundo o docente), entretanto essas mesmas pessoas, quando conseguem, passam a reclamar das funções que exercem.
“Elas não foram preparadas para o mercado de trabalho. Através do programa Jovem Aprendiz, temos, como professores, a possibilidade de formar cidadãos engajados profissionalmente. Aliás, a primeira unidade curricular do curso é ‘Mundo do Trabalho’ seguida de ‘Desenvolvimento Pessoal e Participação Social’”, destaca Roger.
De acordo com o supervisor, todos os jovens que ingressam na Aprendizagem e concluem o programa possuem características que os diferenciam. Muitos conciliam trabalho com estudos, são pontuais, aprendem a se vestir e a se portar no ambiente de trabalho e na escola. Tal impacto permanece nos aprendizes que concluem o período de estudos, reverberando por toda sua vida.
“O aprendiz torna-se protagonista da sua vida. Esse protagonismo faz com que eles conquistem espaços na sociedade de forma atuante e benéfica, tornando-se pessoas comprometidas. Para se ter uma ideia, com dados elaborados por mim em visitas realizadas para supervisão nas empresas, 95% dos jovens são percebidos como mão de obra eficaz dentro das empresas”, comenta.
Roger ressalta que essa geração de jovens aprendizes também serve de estímulo para a economia:
“Sabemos que muitos auxiliam em casa com a renda obtida, outros usam para investir em itens de estudo e também compram no comércio local onde residem, fazendo, assim, o círculo virtuoso da economia”, analisa.
O Senac Taquara oferece justamente esse tipo de formação. Segundo o docente, o diferencial da metodologia está no trabalho das unidades curriculares majoritariamente por projetos, com o aluno como protagonista do aprendizado, a partir do proposto pelo professor.
“Atua-se com o aprender, fazendo com que o jovem nunca seja um agente passivo em sala de aula diante dos conteúdos abordados no programa. O mercado de trabalho exige postura adequada dos colaboradores, e temos parceria com o feedback das empresas, utilizado para contribuir para a aprendizagem “, afirma o docente e supervisor de Aprendizagem do Senac Taquara.
Mais informações sobre o Programa Jovem Aprendiz do Senac Taquara podem ser obtidas pelo telefone (51) 3541-5370, ou WhatsApp (51) 99654-7689. A escola fica localizada na rua General Frota, 2661, no Centro.





source

Deixe aqui seu comentário!
Shares:

Related Posts