Notícias Fecomércio

CRA convida ministros em busca de solução para mobilização de fiscais

Os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) e Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) serão convidados a comparecer ao Senado para tratar das negociações salariais com auditores fiscais federais agropecuários e técnicos da fiscalização federal agropecuária. Os convites (REQ 7/2024,REQ 8/2024 e REQ 9/2024) foram aprovados nesta quarta-feira (10) pela Comissão de Agricultura.

Os requerimentos foram apresentados pelos senadores Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Jaime Bagattoli (PL-RO). A categoria está mobilizada desde janeiro em busca de uma reestruturação da carreira, melhores salários e condições de trabalho, mas a resposta do governo tem sido considerada insatisfatória, de acordo com os senadores.

Durante esse período, os auditores deixam de realizar horas extras não remuneradas, limitando-se a trabalhar dentro de suas jornadas regulares, o que tem impactado no agronegócio. Os auditores fiscalizam a saúde de plantas e animais, além da qualidade de produtos diversos, como medicamentos veterinários, alimentos e bebidas.

“A situação é alarmante e já compromete a segurança de cargas vivas e o comércio internacional de material genético, além de outros produtos sensíveis ao tempo de trânsito. Esses atrasos prejudicam a exportação eficiente de produtos de proteína animal e colocam em risco a subsistência de exportadores, importadores, produtores rurais, despachantes aduaneiros e transportadores, e motoristas internacionais”, apontou Heinze.

Inicialmente, os pedidos eram de convocação, mas foram convertidos em convites por sugestão do senador Bagattoli:

— Queremos fazer um convite para encontrar uma solução. Estamos tendo sérios problemas nos frigoríficos. Queremos dialogar, chegar a um entendimento — disse.

Ainda não há data marcada para a audiência (ou audiências).

Crédito da imagem _ Internet

Fonte: Agência Senado

The post CRA convida ministros em busca de solução para mobilização de fiscais first appeared on Portal do Comércio.

Deixe aqui seu comentário!