19/03/2014 23h15 – Atualizado em 20/03/2014 09h22
Suzi RochaDo G1 RO
Em Rondônia, foi dada a largada para que mais de 120 cidades brasileiras recebam as 768 apresentações do Palco Giratório 2014, previstas para acontecerem até o mês de dezembro. Os rondonienses, amantes do teatro, assistiram ao lançamento nacional do projeto, apresentado ao público de Porto Velho, na noite desta quarta-feira (19), no Teatro Um do Sesc Esplanada. A noite de abertura foi comandada pela Companhia Solas de Vento, de São Paulo, com a apresentação do espetáculo “Homens de Solas de Vento”. Além dos espetáculos, a programação, que vai até o domingo (23) na capital, traz oficinas, performances e workshops. A realização é do Serviço Social do Comércio (Sesc), através da Rede Sesc de Intercâmbio e Difusão de Artes Cênicas.
A homenageada deste ano é a bailarina Angel Vianna que, aos 85 anos, é considerada a “dama da dança” no Brasil.O projeto percorre diversos estados brasileiros levando, há 17 anos, arte gratuita aos mais diversos públicos. Há seis anos Rondônia é o único da região Norte a realizar o Palco Giratório no formato festival, que acontece durante o mês de setembro.
Além do espetáculo de abertura com a Companhia Solas de Vento, os mais esperados pelo público são o teatro adulto “Viúva, porém honesta” (Grupo Magiluth-PE), teatro de objetos “Louça Cinderela” (Cia de Gente Falante-RS), e da companhia de dança “Do Repente” (Lamira Artes Cênicas-TO). As apresentações são gratuitas, mas é necessário levar um alimento não perecível para doar às vítimas da cheia do Rio Madeira.
A gerente de cultura do Departamento Nacional do Sesc, Márcia Rodrigues, afirma que mais de 500 mil pessoas assistirão às apresentações nos 26 estados brasileiros e Distrito Federal. “O Palco Giratório existe há 17 anos, este é o quarto ano de lançamento nacional, pela primeira vez sendo realizado em Rondônia. Nosso objetivo é promover  o intercâmbio e a articulação de grupos teatrais, de dança, enfim, formar aldeias culturais. Saímos do tradicional eixo sul, consolidamos novos lugares e públicos”, disse Márcia.
Ator de um grupo do Amazonas, Daniel França assistiu ao espetáculo de abertura em Porto Velho e diz que é uma felicidade participar do projeto. “Nunca imaginei que eu pudesse ser integrante do Palco Giratório. Era um sonho pra mim, e hoje me sinto feliz e realizado com isso. O Sesc é uma instituição privada que não deixa o teatro morrer, e que faz por nós, artistas, muito mais até do que o poder público faz”, diz o ator.
Programação

Dia 19/03 (quarta-feira)
– Homens de Solas e vento
Companhia Solas de Vento – SP
20h
Teatro Um do Sesc Esplanada
Dia 20/03 (quinta-feira)
– Performance – Curuminzado / Apresentação A (Escovação)
Grupo Soufflé de Bodó Company – RO
17h
Praça Aluízio Ferreira- Viúva porém honesta
Grupo Magiluth – PE
20h
Teatro Um do Sesc Esplanada
21/03 (sexta-feira)
– Avoar
Grupo Raízes do Porto – RO
9h30
Teatro Um do Sesc Esplanada
– Workshop / A performance nas diferentes linguagens artísticas
Professores doutores Marcos Bulhões e Marcelo Denny – SP
14h às 18h
Audicine do Sesc Esplanada
– Louça Cinderela [duas sessões]
Cia Gente Falante – Teatro de Bonecos – RS
– 19h30 e 20h30
Tapiri – O imaginário
22/03 (sábado)
– Workshop / A performance nas diferentes linguagens artísticas
Professores doutores Marcos Bulhões e Marcelo Denny – SP
8h30 às 12h30 no Audicine do Sesc Esplanada
– Próteses – Aparelhagens humanas e outras poesias
Núcleo de pesquisa em artes cênicas – Sesc/RO
17h30
Teatro Um do Sesc Esplanada
– Do Repente
Grupo Lamira – TO
– 20h
Praça das três caixas d’água
23/03 (domingo)
Performance – Curuminzado / Apresentação B (Batalha)
Grupo Soufflé de Bodó Company – RO
18h30
Área de convivência do Sesc Esplanada
– Corponectivos
Núcleo de pesquisa em dança contemporânea – Sesc/RO
– 20h
Teatro Um do Sesc Esplanada
 
 

source

Deixe aqui seu comentário!
Shares:

Related Posts