A gestão de José Roberto Tadros ampliou a relevância política e econômica da Confederação, consolidando projetos estratégicos e defendendo o setor terciário no Brasil
Entre 2019 e 2024, sob a presidência de José Roberto Tadros, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) consolidou sua atuação estratégica, marcada por avanços expressivos em várias frentes, sempre com foco na defesa dos interesses do setor terciário. Durante a reunião de Diretoria da Confederação, realizada em 17 de outubro, no Rio de Janeiro, os diretores da entidade apresentaram um panorama das ações que fortaleceram seu posicionamento político e social no cenário nacional, desde o início da gestão Tadros.
Leandro Domingos, vice-presidente Financeiro, ressaltou avanços em projetos em andamento em Brasília que fortalecerão a sustentabilidade da atuação da CNC. “Os projetos evidenciam a visão de longo prazo da entidade, ao investir em infraestrutura que fortalece sua capacidade de apoiar o desenvolvimento do setor”, afirmou Leandro.
O vice-presidente Financeiro também enfatizou a relevância da aproximação entre a CNC e os grandes empresários, com o objetivo de fortalecer a representação do setor, citando como exemplos o vindouro CNC Global Voices, evento voltado para o grande empresariado nacional que acontecerá em novembro, e a recente homenagem recebida por José Roberto Tadros em Miami, por indicação de executiva das Arcos Dourados (McDonald’s).
“A instituição precisa ter peso, respeitabilidade e espaço suficiente para reivindicar os direitos e interesses do setor terciário. Por isso, atuamos em várias frentes, divulgando nossa atuação e garantindo a sustentação financeira necessária. Continuaremos fortalecendo o Sistema Comércio, dentro da sua importância no PIB nacional”, afirmou o presidente Tadros.
No campo jurídico, a CNC, por meio de sua Diretoria Jurídica e Sindical (DJS), reduziu custos contratuais e ampliou o índice de sucesso nas ações judiciais, além de intensificar suas ações preventivas no Tribunal de Contas da União (TCU). Alain MacGregor, diretor Jurídico e Sindical da CNC, destacou iniciativas estratégicas e exitosas, as pautas dos cassinos on-line e o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).
No âmbito sindical, Alain também apresentou os números da recente Semana do Comércio, que reuniu 1.800 participantes e promoveu boas práticas em diversas áreas sindicais. “Essas práticas não apenas aprimoram o setor, mas também são finalistas do Prêmio Atena, que reforça o compromisso da Confederação com a inovação e a excelência”, destacou, além de elogiar a integração entre as Diretorias e entidades do Sistema Comércio como fator fundamental para os números de sucesso.
A liderança da CNC em debates sobre o impacto dos cassinos on-line na economia brasileira também foi ressaltada, com estudos realizados pela Diretoria de Economia e Inovação (Dein), apresentados ao Ministério da Justiça e à opinião pública, em um movimento replicado pelas Federações que compõem o Sistema Comércio que reafirma o papel propositivo da entidade. Felipe Tavares, gerente de Economia, também apresentou um panorama econômico da atualidade e projeções para 2025, incluindo pontos como inflação, taxa básica de juros e crescimento do PIB.
Nara de Deus, diretora de Relações Institucionais, pontuou que o período também foi marcado pela coesão entre os Regionais e a integração das Federações, fortalecendo a representatividade do Sistema Comércio no Congresso Nacional e em outras esferas decisórias. “Precisamos ter uma visão dinâmica e estar preparados para todas as ameaças e oportunidades”, frisou Nara.
Recentemente, a CNC também liderou uma campanha robusta pela reforma administrativa, buscando otimizar a estrutura pública. A pauta foi apresentada por Elienai Câmara, gerente executivo de Comunicação e chefe do gabinete da entidade, que também trouxe números recordes do período 2019-2024, como o marco em mídia conquistada pela Confederação, corroborando seu papel como formadora de opinião.
A atuação coordenada entre Sesc e Senac também foi destaque, especialmente no combate à fome com o Sesc Mesa Brasil e no desempenho do Senac na WorldSkills Competitions, em que a instituição de ensino conquistou uma inédita medalha de ouro e reafirmou sua excelência na formação de mão de obra qualificada. A competição em Lyon, na França, também possibilitou parcerias internacionais, como visitas técnicas com foco na modernização da educação profissional no Brasil, exaltadas em uníssono pela comitiva de diretores presentes na competição.
Ademir dos Santos, presidente da Fecomércio em Roraima, falou sobre o trabalho realizado pelo Sistema Roraima no contexto da migração venezuelana, evidenciando o impacto regional dessa situação e as medidas adotadas pela entidade para lidar com o desafio. José Wenceslau, presidente da Fecomércio em Mato Grosso, apresentou a campanha “Sou daqui, compro aqui”, que visa fortalecer o comércio local e conscientizar os consumidores sobre a importância de apoiar os negócios da região. Já o presidente da Fecomércio Rio Grande do Norte, Marcelo Queiroz, comentou o Encontro em Defesa dos Vogais nas Juntas Comerciais, exaltando a importância da representatividade nessas instâncias.
Por sua vez, Alexandre Sampaio, diretor da CNC responsável pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), enfatizou o plano executivo do programa Vai Turismo, que vem crescendo e ganhando reconhecimento em todo o Brasil graças à atuação dos conselhos das Fecomércios. Sampaio também realizou a entrega do primeiro Resumo Executivo do Vai Turismo, informe que apresenta os principais dados e resultados do Painel de Inteligência Turística Vai Turismo. Ele traz uma visão geral dos avanços, ações realizadas pelo Cetur nas federações e as próximas etapas da iniciativa.