Executivos das 34 federações do Sistema Comércio se reúnem na sede da Confederação, no Rio de Janeiro, para alinhamento estratégico e debates sobre inovação e uso da Inteligência Artificial

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) reúne, nesta quarta-feira, 17 de julho, executivos das 27 Federações estaduais (Fecomércios) e das sete Federações nacionais do Sistema Comércio no 5º Fórum Nacional de Superintendentes das Federações. No Fórum, são apresentados os principais projetos institucionais que envolvem federações, Sesc, Senac e sindicatos, além de ser um momento de realinhamento do planejamento estratégico institucional das entidades.  

Em mensagem aos executivos, o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, lembrou que os superintendentes têm um papel fundamental no amadurecimento e na consolidação das pautas de interesse do setor terciário brasileiro. “Existe uma gama de assuntos que estão na ordem do dia no setor empresarial e no País e que reverberam no Sistema Comércio. São questões legislativas, jurídicas, administrativas, tecnológicas e na área de inovação. Precisamos seguir avançando no objetivo de ter um sistema cada vez mais atuante e reconhecido por seu trabalho a favor das empresas do setor terciário”.

A diretora-geral Executiva da CNC, Simone Guimarães, lembrou que as diversas áreas das Federações realizam reuniões anuais e que, por isso, é essencial que os superintendentes tenham conhecimento estratégico de todas as áreas do Sistema. “Esse é o momento dos superintendentes ficarem alinhados para gerir o trabalho das suas equipes. A CNC trouxe hoje, aqui, todos os seus diretores e os diretores-gerais de Sesc e do Senac, para integrar e promover o planejamento sistêmico”.

Entre as primeiras palestras do dia, o diretor-geral do Sesc, José Carlos Cirilo, apresentou dados consolidados do Serviço Social do Comércio (Sesc) em todo o País e apresentou o LAB27, programa que tem o objetivo de fomentar a cultura da inovação e promover um ecossistema com impacto social. “Vamos atuar nos 27 estados, utilizando a Inteligência Artificial para promover avanços sociais, com a tecnologia voltada para as pessoas”.

O diretor-geral do Senac, Marcus Fernandes, em mensagem de vídeo, falou do alinhamento das formações oferecidas pelo Senac às necessidades do mercado e estruturadas conforme os segmentos de representação do Sistema Comércio, para facilitar a oferta pelos sindicatos. Segundo ele, a pesquisa de egressos demonstra o reconhecimento de cerca de 90% dos empresários da formação de qualidade oferecida pelo Senac. Marcus falou ainda da relevância do trabalho integrado. “Hoje as entidades nacionais [CNC, Sesc e Senac] trabalham em sinergia, somando esforços, compartilhando conhecimentos, sem competição. Estamos estimulando nossos regionais a trabalharem assim no âmbito estadual.” 

Reconhecimento do Sistema Comércio – as honrarias da CNC

As Federações conheceram as Ordens Honoríficas da CNC, como a principal delas: a Ordem do Mérito Comercial. A diretora-geral da CNC e o gerente de Documentação e Informação da Confederação, Walter Santos, apresentaram a importância dessas homenagens para reconhecer pessoas físicas ou jurídicas, que, “por méritos excepcionais ou serviços, se tornaram merecedoras da honraria e da gratidão do empresariado do comércio de bens, serviços e turismo”, como indica a publicação da Ordem do Mérito Comercial, entregue aos executivos das Federações. 

A diretora Simone Guimarães enfatizou a importância das honrarias na promoção do relacionamento institucional e governamental das entidades do Sistema Comércio e a necessidade de organização, sistematização, hierarquização e documentação destas condecorações e honrarias. Ela lembrou a necessidade de seguir um alinhamento nessas condecorações, que também comunicam e constroem a imagem das instituições.  

Comunicação no Sistema CNC-Federações-Sesc-Senac

O chefe de Gabinete da Presidência da CNC, gerente de Comunicação da Confederação e coordenador de Comunicação do Sistema CNC-Sesc-Senac, Elienai Câmara, apresentou a atuação da área, desde a estratégia de organização e funcionamento da equipe, passando pelos produtos disponíveis, pela pesquisa de imagem e pelo projeto Conecta, que trabalha na capacitação das áreas de comunicação das Federações. 

Entre os produtos da Comunicação citados estão a revista mensal CNC Notícias, a presença nas redes sociais da CNC e do Conselho Empresarial de Turismo e hospitalidade da entidade; o informativo diário Painel do Comércio, as colunas Comércio em Pauta veiculadas nos jornais O Globo, Valor Econômico e Correio Braziliense; os boletins radiofônicos na Band News; a plataforma CNC Play com cinco programas audiovisuais, o Portal do Comércio e o Informativo Interno I.

Ele citou a entrega da Política de Comunicação do Sistema Comércio e a realização do primeiro encontro que vai unir os profissionais de Comunicação da CNC e do Sesc e do Senac Nacionais, das Federações e dos regionais do Sesc e do Senac, chamado de Integra. “Integração é união, força, é aprendizado mútuo, não é via de mão única. Hoje a comunicação CNC-Sesc-Senac tem mais de 30 ações e práticas integradas. Estamos entendendo onde há sinergia e o quanto conseguiremos avançar para que possamos sugerir o mesmo para as comunicações do Sistema”, afirmou. 

Inteligência Artificial 

A especialista em RP e Cultura Digital da FSB Comunicação, Daniela Pereira, e a consultora de Comunicação sênior da FSB Comunicação, Talita Pessoa, abordaram a presença da Inteligência Artificial (IA) no dia a dia das pessoas e empresas, apontando que o uso corporativo é um “caminho sem volta”.

Daniela sugeriu que as lideranças promovam a implementação com educação contínua, gerenciando as inúmeras oportunidades e possíveis problemas que surgem com o uso das IAs. “Você pode fazer avaliação de mercado, análise da concorrência. Você tem IAs que economizam muito o seu tempo para focar em outras tarefas”, afirmou a especialista em Cultura Digital da FSB.

Ela destacou, ainda, o cuidado no compartilhamento de informações, principalmente as confidenciais, porque, ao inclui-las numa IA, elas ficam disponíveis na nuvem.  “É preciso ter um código de ética para que as equipes possam produzir materiais sem medo, sabendo o que elas podem compartilhar com a IA”, afirmou Daniela. 

O Fórum prossegue na parte da tarde com a apresentação do diretor Jurídico e Sindical da CNC, Alain McGregor que vai falar do encontro de assessores jurídicos e sindicais das Federações e regionais do Sesc e do Senac; palestra do diretor de Economia e Inovação da CNC, Maurício Ogawa, com o tema Inovação 360; e da Diretora de Relações Institucionais da Confederação, Nara de Deus, sobre a Rede Nacional de assessorias Legislativas, a Renalegis. 

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