Confederação garante assento em Câmaras Técnicas e reforça o papel do turismo e lazer na gestão de recursos hídricos
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), representada pela Assessoria de Gestão das Representações (AGR), participou da 55ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), em Brasília.
O evento marcou a retomada das atividades do Conselho e a posse dos novos membros para o mandato de quatro anos. A reunião, realizada no dia 10 de setembro em Brasília, contou com importantes deliberações sobre a gestão dos recursos hídricos no Brasil e a participação ativa da CNC no segmento de lazer e turismo.
A CNC, representada pelo diretor-executivo do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS) da Fecomercio-RJ, Vinícius Crespo, reforçou seu compromisso com a gestão responsável dos recursos hídricos. O segmento “usuários de recursos hídricos com finalidade de lazer e turismo”, do qual a CNC faz parte, garantiu a participação nas Câmaras Técnicas de Assuntos Legais (CTAL), Águas Subterrâneas (CTAS), Planejamento e Articulação (CTPA) e Outorga e Cobrança (CTOC).
A titularidade da CTAL e CTOC será exercida diretamente pela CNC, consolidando a posição da Confederação como um importante ator nas discussões e decisões sobre a gestão hídrica no Brasil.
O gerente da Assessoria de Gestão das Representações (AGR), Sergio Henrique Moreira Sousa, ressalta a participação da CNC das discussões nas Câmaras Técnicas:
“A presença da CNC no Conselho Nacional de Recursos Hídricos é essencial para garantir que os setores representados pela CNC tenham voz nas decisões sobre a gestão sustentável da água. Participar das Câmaras Técnicas, como a de Outorga e Cobrança, assegura que as necessidades do setor sejam consideradas, especialmente diante dos desafios das mudanças climáticas e da segurança hídrica.”
Posse de novos integrantes
A abertura da reunião foi realizada pelo Secretário Nacional de Segurança Hídrica, Sr. Giuseppe Vieira, representando o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Ao lado do Superintendente de Regulação de Usos de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), Marco José Melo Neves, Vieira destacou a importância da retomada das atividades do CNRH e a posse dos novos integrantes do Conselho.
“A posse dos novos conselheiros marca um momento fundamental para a continuidade dos trabalhos em prol da segurança hídrica no País”, afirmou Vieira.
Durante a reunião, foi apresentado o relatório “Conjuntura Recursos Hídricos – Brasil 2023”, com dados referentes ao ano de 2022. O documento contém aspectos como a quantidade e a qualidade da água, o uso e a gestão dos recursos, além da segurança hídrica no País.
Outro tema apresentado no encontro foi o estudo da ANA em apoio à reconstrução e preparação no Rio Grande do Sul (RS), que inclui apoio emergencial, delimitação de áreas de inundação e a contratação de levantamentos topográficos precisos.