O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Sergipe, Marcos Andrade, recebeu o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em 13 de junho, para apresentação do Painel de Inteligência Turística do programa Vai Turismo. A plataforma vai disponibilizar dados concretos de projetos e políticas públicas de turismo nos Estados, coletados por agentes públicos e privados, reunindo números que demonstrem que o turismo pode ser um importante vetor de desenvolvimento econômico do País.

A assessora do Cetur/CNC Márcia Alves e o consultor do Vai Turismo, Enzo Arns, ressaltaram a importância da colaboração das Federações na construção e atualização da plataforma, por meio do fornecimento de dados relacionados aos projetos turísticos que estão sendo desenvolvidos tanto pelo próprio Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-SE quanto pelas Secretarias Municipais e Estaduais de turismo.

“O Painel de Inteligência Turística é um grande acumulador de dados. Dados abertos no âmbito nacional e dados do estado. Todos os Estados vão colocar os seus projetos de turismo para que nós possamos comprovar e demonstrar quanto o turismo é vetor de desenvolvimento e quanto ele impacta termos econômicos, quanto ele gera emprego e renda. Com os dados, a gente vai poder ajudar as prefeituras, mostrando onde é melhor que eles aportem os seus investimentos e como trazer mais turistas. São dados que vão gerar análises. E essas análises ajudam na tomada de decisões de empresários, dos municípios, dos Estados e também no âmbito federal”, afirmou Márcia Alves.

Vai Turismo em Sergipe

A Federação do Comércio de Sergipe foi pioneira na implantação do programa Vai Turismo, levando desenvolvimento para quatro municípios do interior de Sergipe. Em Tobias Barreto e Itabaianinha, foi desenvolvido o turismo de experiência e compras, que buscou explorar o potencial turístico das cidades em suas atividades comerciais. E, em São Cristóvão e Laranjeiras, foram desenvolvidos os turismos histórico e religioso.

Nesta nova fase, a Federação vai iniciar o processo de coleta de dados para alimentar a plataforma com informações sobre o turismo sergipano. “Trouxemos os técnicos da CNC para discutir a compilação de dados, seja do Estado, seja dos quatro municípios do programa Vai Turismo. Vamos alimentar esse sistema que vai servir para que o Ministério do Turismo utilize como base para construção de políticas públicas. E nós como Federação do Comércio também vamos poder usar esses dados”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-SE, Marcos Andrade.

As Secretarias de Turismo do Estado e das cidades que estão inseridas no programa Vai Turismo também estiveram presentes na Fecomércio-SE para entender como poderão contribuir para a atualização da plataforma. Estiveram presentes na reunião as Secretarias de Turismo das cidades de São Cristóvão, representada pelos técnicos Kaique Rocha e Diego Souza; Itabaianinha, com o secretário Jairo Floriano e a técnica Eline Costa; Laranjeiras, por meio do secretário adjunto Lucas Calazans; Tobias Barreto, cujo secretário Rafael de Jesus também é diretor da Fecomércio; e Santana do São Francisco, na pessoa do secretário Genilson Aragão. Participaram ainda o diretor de Projetos Estruturantes e Planejamento de Longo Prazo da Agência de Desenvolvimento de Sergipe (Desenvolve-SE), Guilherme Rebouças, e as especialistas da Secretaria de Estado do Turismo, Léa Duarte e Raquel Melo.

De acordo com a coordenadora de qualificação e estruturação de roteiros turísticos da Secretaria de Estado do Turismo, Raquel Melo, a base de dados do painel Vai Turismo pode incentivar os agentes públicos e privados que atuam no turismo a fomentar e desenvolver novos projetos que busquem impulsionar o setor.

“O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Turismo, já é parceiro do projeto Vai Turismo desde a primeira fase de implantação. E agora nessa segunda fase é com muita alegria que recebemos esse painel, essa plataforma, e nós vamos estar lá podendo compartilhar de forma ampla e macro todos os projetos que a Secretaria de Estado do Turismo já desenvolve, que estão em andamento e estão previstos. Essa base de dados é muito importante porque ela serve de medidor para que possamos implementar novos projetos”, ressaltou Raquel Melo.

The post Cetur discute realizações do Vai Turismo e apresenta novos desafios em Sergipe first appeared on Portal do Comércio.

Deixe aqui seu comentário!
Shares:

Related Posts