12/07/2024
Costume da era do cinema mudo retoma como nova experiência 
 
 
Assistir a um filme com trilha sonora faz parte de uma nova sensação que envolve, além de adaptações, composições especialmente elaboradas para aquela exibição. Em consequência, o público revive o filme com uma nova emoção. 
 
As sessões musicadas definitivamente caíram no gosto dos apaixonados por cinema. Embora o foco seja o filme, temos como novos parceiros de cenas, músicos e por vezes até maestro! 

Como acontece? 
   
No Sesc Bom Retiro as experiências acontecem no teatro, e abaixo da projeção no palco, os músicos se posicionam com instrumentos, iluminação e por vezes algum cenário discreto, que combine com o filme exibido. Discretamente, próximo aos músicos, um monitor exibe também o filme para acompanhamento das cenas.

Em fevereiro, pelo projeto #segueatrilha foi exibido o filme Sonhos, de Akira Kurosawa | 1911, apresentado por Yume Project. O filme, que apresenta uma série de curtas-metragens interligados pela relação dos seres humanos com a natureza fez com que a melodia se unisse a uma jornada lúdica e surpreendente. O grupo de músicos brasileiros e nipo-descendentes, trouxeram composições autorais para acompanhar o filme.   
A composição musical foi feita especialmente para essa performance por Anselmo Mancini (juntamente com o grupo), a trilha é dirigida e executada ao vivo pelo próprio compositor. O processo de criação musical respeitou a estética proposta por Kurosawa em sua versão original, mantendo-se assim, ora sonoridades particulares do Japão, ora do ocidente. Os diálogos do filme estão presentes em sua forma original.  
Em junho, em celebração ao Dia do Cinema Nacional, o projeto exibiu um dos maiores clássicos do cinema nacional, Central do Brasil, filme de 1998 dirigido por Walter Salles. A exibição foi realizada com trilha sonora ao vivo pela Orquestra de Câmara ALMAI-SP, com participação especial do compositor Antonio Pinto e do maestro Flávio Lago.

No primeiro dia de exibição tivemos a participação de Vinícius de Oliveira (personagem Josué) que além de sua presença, pode bater um papo com o Sesc Bom Retiro sobre cinema nacional.  
Sesc Bom Retiro – Como é vista a evolução do cinema brasileiro do ponto de vista de alguém que começou tão cedo? 
 
Vinícius – A retomada do cinema nacional que se consolidou com o Central (do Brasil) foi excepcional pro nosso cinema. De lá pra cá tivemos um robusto movimento de produção cinematográfica muito potente, mais diversificado e inclusiva. Obras que nos ajudam a reconhecer o nosso país e o momento em que estamos vivendo nele. Isso é muito importante como fortalecimento da nossa cultura no geral, tanto dentro quanto fora do país.

Sesc Bom Retiro – Quais elementos você acredita serem acrescentados na experiência do cinema com música ao vivo? 
 
Vinícius – A arte feita de forma ao vivo, para mim é o que há de mais valioso no contato com o público. O que é compartilhado com o espectador é algo muito genuíno e terno. E quando isso se junta a uma grande obra cinematográfica que por si só já emociona o público desde sempre, o resultado é uma simbiose catártica. É uma experiência única, rica, profunda que pode ser muito transformadora. Ver Central (do Brasil) hoje em dia nesse lugar é emocionante demais. Dá uma alegria e satisfação saber que você contribuiu de forma efetiva para a cultura do país.” 
 
Em julho o filme exibido será Curtindo a Vida Adoidado, com trilha sonora ao vivo executada pelos músicos André Abujamra e Joe Abujamra. O clássico dos filmes de comédia dos anos de 1980 traz o adolescente Ferris Bueller que decide sair da rotina e enganar seus pais fingindo estar doente para poder matar aula na escola. 
 

Curtindo a vida Adoidado com música ao vivo  
Direção de John Hughes, com trilha sonora ao vivo por André Abujamra e Joe Abujamra 
Quarta, às 19h | 24/7  
Ingressos | Classificação: 12 anos 
 
Clique aqui e saiba mais! 
Atuação do riso em todos os lugares
Junho chegou e a gente traz 8 dicas de circo, teatro e dança pra você curtir o friozinho em unidades do Sesc da capital.
Com apresentações nacionais e internacionais a música de câmara é celebrada em dez dias de programação nas unidades do Sesc
Reconhecido pelas inventivas experimentações sonoras, chega aos 88 anos transpondo sua música para o território das artes visuais
Fotografia, escultura, vídeo, pintura, colagem, grafite – conheça um universo de técnicas e histórias em cartaz nas exposições do Sesc
Descubra oficinas e exposições de arte gratuitas no Sesc SP para aproveitar neste 25 de janeiro de 2024
Mês de férias é no Sesc! Aproveite as temporadas de teatro infantojuvenil nas unidades da Capital.
Entramos no último mês do ano! Mas ainda tem programação nova chegando pelas unidades do Sesc. Confira destaques das artes cênicas!
Confira as montagens teatrais que entram em cartaz na capital e grande São Paulo. Entre elas estreias, musicais e espetáculos infantis
O Palco Giratório chega a São Paulo com 14 espetáculos em sete unidades da capital.
Para inspirar outras formas de ser e enxergar o mundo, passeie por ilustrações criadas por autores negros para livros infantis
Intervenção artística do Coletivo Coletores reflete sobre personagens e feitos ocultos na história da independência do Brasil.
Todos os cursos são presenciais e possuem diferentes períodos de realização e classificação indicativa e têm vagas limitadas.
“Tiquetaque – Quem Viver Velhará” é um jogo participativo e exposição que ocupa até dia 7 de julho o Sesc Bom Retiro
Desdobramentos da poética experimental do fotógrafo Penna Prearo ganham exposição no Sesc Bom Retiro. Conheça 15 obras.
Serviço Social do Comércio
Administração Regional no Estado de São Paulo
Sesc São Paulo por aí:
Sesc São Paulo por aí:
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.

source

Deixe aqui seu comentário!
Shares:

Related Posts