Grupo de empresários da China vieram para Mato Grosso conversar com representantes dos setores produtivos em busca de novas parcerias comerciais

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, recebeu na tarde de quinta-feira (10) a delegação chinesa da LAC-HUB Sino-Latino-Americana, formada por empresários que buscam estreitar relações comerciais com empresários do estado. Encontros também foram realizados com representantes de entidades dos setores produtivos da agropecuária e da indústria, organizada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED).

A ação busca fomentar novos investimentos com novos investidores dos dois países e, para isso, foi apresentada a “Plataforma Integrada de Serviços Econômicos e Comerciais Sino-Latino-Americana”, que deve desburocratizar o comércio internacional, beneficiando empresas de diversos setores com o mercado chinês.

Para o presidente Wenceslau Júnior, estabelecer conexões comerciais possibilita um melhor desenvolvimento das atividades empresariais, beneficiando, inclusive, a economia local. “A China já é uma grande parceira comercial do nosso estado e país, com quem mantemos uma boa relação. Tomar conhecimento desse projeto inovador é positivo para todos que tenham interesse em expandir seus negócios para o mercado internacional, reforçando ainda mais essa relação comercial entre essas nações”.

A estrutura da plataforma é dividida em quatro unidades principais: a Unidade de Armazenamento – dedicada ao armazenamento de produtos como carne, grãos e outros alimentos; a Unidade de Processamento – espaço destinado ao processamento e embalagem dos produtos, prontos para comercialização; a Unidade Comercial – uma grande praça comercial com shopping onde os produtos podem ser vendidos diretamente aos consumidores; e a Unidade Habitacional – oferece acomodações para empresas que desejam se estabelecer na região.

O secretário municipal da Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, destacou o papel da plataforma na agilidade de processos de comercialização entre os dois países. “Essa plataforma vai ser um divisor de águas para empreendedores que ainda não tiveram a oportunidade de se aproximar do mercado internacional. Já para aqueles que já atuam no mercado exterior, será mais uma oportunidade de extrair esses laços com o país chinês.

O turismo é outro setor que deve se beneficiar com a implantação da plataforma. Segundo o representante da Sino-LAC no Brasil, Marcius Nei dos Santos, a construção da plataforma na China deve incentivar a vinda de novos chineses ao país. “A integração dessas nações vai trazer uma fonte de dinheiro ainda muito pouco explorada em nosso país. A plataforma é uma facilitadora de várias atividades, inclusive do turismo, uma vez que será construído um shopping da Sino-LAC na China focada em divulgar nossa cultura e belezas naturais. Com certeza, será um grande indutor de aproximação dos chineses ao Brasil”.

O presidente da delegação chinesa, o empresário Zhu Chuanxin, também afirmou que a plataforma vai promover um intercâmbio de negócios, beneficiando as atividades empresariais dos dois países. “Iniciamos as obras dessa plataforma de negócios em 2021 e agora já na fase final de construção, vamos ter um espaço brasileiro dentro da China. Essa parceria entre China e Mato Grosso pode ser ainda mais promissora, trazendo benefícios para ambos os lados”.