Evento aconteceu na sede da CNC, em Brasília, e contou com diversos painéis voltados para o que há de mais novo em termos de tendências de Comunicação e Marketing para o setor
Nos dias 9 e 10 de setembro aconteceu a 2ª edição do Workshop de Comunicação Sindical, promovido pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA). Com o tema “Como melhorar o engajamento da Comunicação do seu sindicato”, o evento reuniu 21 participantes de todo o Brasil e foi realizado na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília.
Com dois dias de imersão, o evento contou com diversos painéis voltados para o que há de mais novo e moderno no que diz respeito à Comunicação Institucional e Sindical. No primeiro dia, Flávio Resende, coordenador da Comunicação da FBHA, falou sobre o Sistema Comércio e os desafios e oportunidades da Comunicação da FBHA. Em seguida, Ana Paula Siqueira, especialista técnica do Cetur da CNC trouxe um panorama acerca do Programa Vai Turismo, movimento nacional formado por pessoas e organizações, que visa contribuir com propostas que impulsionam o setor de turismo principalmente após o impacto da pandemia.
Continuando a programação, Aline Ramos, coordenadora de Comunicação da Agência Proativa (responsável pelo atendimento da FBHA), e Sofia Nucada, social media da FBHA, apresentaram um painel com as principais tendências na produção de conteúdo para os próximos anos. Monclair Cammarota, especialista em Gamificação e Design de Experiências, trouxe uma novidade que é a gamificação com aplicação para atrair mais leads. Finalizando o primeiro dia, Karina Praça, especialista de Comunicação da CNC, trouxe a reflexão de como todos juntos podem fortalecer a imagem do Sistema Comércio.
No segundo dia, os participantes puderam conhecer a sede da FBHA localizada na capital e, logo depois, prestigiaram a palestra da Jordana Saldanha, que é coordenadora de Comunicação do Conselho Nacional de Química e especialista em Digital, trazendo o case do CFQ. Finalizando os painéis, Felipe Maranhão, coordenador de redes sociais da CNC, trouxe uma série de dicas e exemplos de sucesso que podem ser replicados nas redes sociais dos sindicatos filiados.
“Acreditamos no poder da Comunicação e na união em prol do mesmo propósito. Portanto, é importante esses encontros onde nossos assessores possam compartilhar, criar e aprender. Como presidente da entidade, me sinto feliz e honrado em promover um evento como esse”, comentou Alexandre Sampaio, presidente da FBHA no encerramento do evento.
Para o coordenador de Comunicação da FBHA, Flávio Resende, a segunda edição do workshop surpreendeu, não apenas por dobrar o número de inscritos , em relação à edição passada, como também por trazer discussões mais verticalizadas acerca dos temas que os próprios participantes escolheram. “A proposta é aprimorarmos a cada ano este que já é um evento do calendário anual da federação”, afirma.
Por fim, a programação intensa de dois dias foi finalizada com uma visita técnica ao grupo Diário do Associado para conhecer as empresas do grupo (o jornal Correio Braziliense, a TV Brasília e a Rádio Clube FM). No fim da tarde, um lindo passeio turístico na capital encantou os visitantes presentes, fechando a programação do workshop.
Novos projetos
Para 2025, já é esperado uma terceira edição do Workshop de Comunicação Sindical da FBHA. A ideia é alcançar novos públicos para o evento, como os presidentes dos sindicatos e secretarias executivas.
Sobre a FBHA – A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.
É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC. Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.