Documento propõe melhorias para o comércio, segurança e empreendedorismo, visando o desenvolvimento de Belo Horizonte

O Sistema Fecomércio-MG lançou a Agenda Municipal 2024, elaborada pelo Núcleo de Estudos Econômicos, com propostas para transformar Belo Horizonte em um ambiente mais favorável ao empreendedorismo e à qualidade de vida. O documento aborda temas como o ambiente de negócios, turismo, educação, infraestrutura e segurança pública, destacando desafios enfrentados pelo comércio local.

O presidente Nadim Donato ressaltou que a Fecomércio-MG não apenas defende o setor terciário, mas também é corresponsável pelo futuro da cidade, promovendo soluções para o desenvolvimento a longo prazo. “Temos consciência de que, além da defesa dos interesses do setor terciário, somos corresponsáveis pela construção do futuro que impactará as novas gerações. Somos capazes de gerar soluções e projetos que não se apliquem apenas ao curto prazo, mas que criem as bases para o desenvolvimento de Belo Horizonte”, afirma Donato.

Entre as propostas, estão o fomento à qualificação da mão de obra, incentivo ao empreendedorismo nas escolas, melhorias na segurança pública e o combate à concorrência desleal provocada pelos camelôs e pela pirataria. A Agenda também propõe a adesão ao programa Redesim + Livre, facilitando a abertura de empresas, e a criação de BIDs para fortalecer parcerias entre empresas e governo.

Uma pesquisa com comerciantes revelou que 41,9% consideram a segurança a maior demanda e 55,5% esperam redução de impostos na próxima gestão. A Agenda Municipal 2024 é um convite à reflexão e à ação conjunta, visando um futuro mais próspero para todos os cidadãos de Belo Horizonte. O Sistema Fecomércio MG convida a imprensa e a sociedade civil a se engajar nesse debate e a acompanhar as próximas etapas de implementação das propostas. Confira aqui o documento na íntegra.

source